O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, confirmou que irá à Inglaterra para participar do funeral da rainha Elizabeth II na próxima segunda-feira (19). O mandatário se manifestou em conversa com apoiadores dentro do Palácio da Alvorada – residência oficial do presidente em Brasília (DF) nesta segunda (12).
O mandatário deve embarcar no sábado (17), depois de uma dedicar agendas à campanha eleitoral durante a semana. A intenção dele é seguir para os Estados Unidos ainda na segunda (19) para discursar na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). O evento será realizado na terça-feira (20) em Nova York, nos Estados Unidos. No mesmo dia, o presidente deve retornar ao Brasil.
Ainda nesta segunda, Bolsonaro esteve na embaixada do Reino Unido em Brasília junto à primeira-dama Michelle Bolsonaro para assinar o livro de condolências pelo falecimento da monarca britânica. O documento estará aberto para assinatura do público em geral até o dia do funeral.
Rainha Elizabeth II morreu na última quinta-feira (8) no castelo de Balmoral, na Escócia. O funeral será realizado na Abadia de Westminster, em Londres. Na sequência, o corpo dela será enterrado no Castelo de Windsor, no condado britânico de Berkshire. Elizabeth foi sucedida no trono por seu filho mais velho, o agora rei Charles III.