sábado 1 de fevereiro de 2025
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Home / DESTAQUE / Bolsonaro atribui inflação a ‘fique em casa’ e ataca PT ao falar sobre Petrobras
sexta-feira 14 de janeiro de 2022 às 15:03h

Bolsonaro atribui inflação a ‘fique em casa’ e ataca PT ao falar sobre Petrobras

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente da República, Jair Bolsonaro, atribuiu a inflação registrada no ano passado, uma alta de 10,06%, às políticas de isolamento social na pandemia de covid-19. Além disso, durante entrevista a uma rádio no Ceará, o chefe do Executivo negou a possibilidade de interferir na Petrobras para diminuir o preço dos combustíveis e atacou os governos do PT pelas dívidas da estatal.

“A energia elétrica na Europa, quase 30 países, a inflação de 2020 a 2021 em euro ultrapassou 300%. O gás também chega na casa dos 400%, a pandemia levou a esse estado de coisas”, disse Bolsonaro durante entrevista gravada à Rádio Uirapuru Jaguaribana, do Ceará.

Ao citar a expressão “fique em casa, a economia a gente vê depois”, o presidente criticou as medidas de isolamento social orientadas pelas autoridades sanitárias. “Chegou a conta para a gente pagar”, afirmou, ao declarar ter sido “o único chefe de Estado do mundo que foi contra essa política”. “Se o agronegócio estivesse submetido aos governadores, mais do que inflação teríamos uma coisa pior, desabastecimento do Brasil.”

Mesmo após os governadores congelaram a cobrança do ICMS sobre os combustíveis, o presidente voltou a atribuir ao imposto estadual o impacto do aumento do preço da gasolina no País. Além disso, ele afirmou que o aumento do petróleo no exterior e a oscilação do dólar também acabam impactando, mas que não vai interferir na Petrobras. “Não tenho esse poder que eu vou responder criminalmente. Então, o preço do combustível, está caro, está, mas o grande vilão chama-se ICMS.”

Sobre o gás de cozinha, ele sugeriu que os governadores zerassem a cobrança do imposto para reduzir os preços às famílias.

Enquanto o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva lidera as pesquisas de intenção de voto para o primeiro turno das eleições presidenciais, Bolsonaro voltou a atacar os governos do PT pela situação da Petrobras, alvo de investigação durante o escândalo do Mensalão e a Operação Lava Jato.

De acordo com Bolsonaro, os petistas deixaram uma “dívida monstruosa” na estatal e a “roubalheira foi enorme”. “Quem vai pagar essa conta? É você que bota combustível no seu carro.”

Veja também

Brasileiros deportados não tinham antecedentes criminais, diz PF

Os 88 brasileiros deportados na primeira leva de expulsões promovidas pelo governo de Donald Trump, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!