O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou na manhã desta sexta-feira (30) o almirante-de-esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior como futuro ministro de Minas e Energia de seu governo. Ele é diretor-geral de desenvolvimento nuclear e tecnológico da Marinha.
Este é o primeiro integrante da Marinha a integrar o próximo governo, que já contempla quadros do Exército e da Aeronáutica. Agora, as Forças Armadas têm representantes de todas as áreas.
Bento de Albuquerque Junior foi observador militar no setor de Sarajevo, na Bósnia, e observador militar sênior do Setor Dubrovnik das Forças de Paz das Nações Unidas.
Bom dia! Comunico a indicação do Diretor Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, para o cargo de Ministro de Minas e Energia. pic.twitter.com/Dk0fAZg8Sq
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 30, 2018
Também foi comandante da Base de Submarinos, chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia, chefe de gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada e secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação. Também foi diretor-geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa, comandante-em-chefe da Esquadra.