sexta-feira 22 de novembro de 2024
Treinamento militar no Campo de Instrução de Formosa, em Goiás. — Foto: Guilherme Mazui/G1
Home / NOTÍCIAS / Bolsonaro acompanha treinamento militar das Forças Armadas
segunda-feira 16 de agosto de 2021 às 10:13h

Bolsonaro acompanha treinamento militar das Forças Armadas

NOTÍCIAS


O presidente Jair Bolsonaro acompanha nesta segunda-feira (16), em Formosa (GO), um treinamento das Forças Armadas, coordenado pela Marinha do Brasil. Bolsonaro recebeu o convite pessoalmente na última terça-feira (10) durante um desfile de blindados em frente ao Palácio do Planalto.

Realizada desde 1988, a Operação Formosa é considerada o maior treinamento militar da Marinha feito no região do Planalto Central. Segundo a Marinha, neste ano Exército e Força Aérea participaram pela primeira vez do exercício militar, que visa preparar o corpo de Fuzileiros Navais.

Capitão reformado do Exército, Bolsonaro reforçou nos últimos dias sua participação em cerimônias militares, período no qual os atritos com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se intensificaram.

Bolsonaro chegou ao Campo de Instrução de Formosa de helicóptero. Ele acompanhou o exercício acompanhado de alguns deputados bolsonaristas e dos ministros: Walter Braga Netto (Defesa), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Marcelo Queiroga (Saúde), Gilson Machado (Turismo), Ciro Nogueira (Casa Civil).

Também estavam presentes os comandantes da Marinha (almirante Almir Garnier) e do Exército (general Paulo Sérgio Nogueira).

Bolsonaro e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, realizaram um tiro de artilharia durante o treinamento.

De acordo com o Ministério da Defesa, a Operação Formosa é uma ação militar de “alta complexidade”, que utiliza diferentes veículos militares e munição real. A demonstração prepara os Fuzileiros Navais e as ações conjuntas das três Forças.

A operação envolveu mais de 2,5 mil militares das três Forças, além de 150 meios, entre aeronaves, blindados e anfíbios, de artilharia e lançadores de mísseis e foguetes. Conforme o Ministério da Defesa, entre as novidades deste ano estavam os empregos de obuseiros de artilharia e lançadores múltiplos de foguetes Astros (Exército) e das aeronaves A-29 e E-99 (Força Aérea).

Desfile de blindados

O desfile de blindados aconteceu nesta terça-feira (10) em frente ao Palácio do Planalto e foi visto por críticos do presidente como uma forma de pressionar a Câmara dos Deputados a aprovar a proposta de emenda à Constituição (PEC) do voto impresso, cuja votação ocorreu na mesma terça-feira – o governo não conseguiu aprovar o projeto defendido por Bolsonaro.

Na véspera da votação, quando se tornou público que a Marinha faria o desfile, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), classificou a situação de uma “trágica coincidência”. Segundo o Ministério da Defesa, foi a primeira vez que um desfile de blindados serviu para entregar o convite da operação ao presidente da República.

 

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!