sábado 28 de setembro de 2024
Home / POLÍTICA / Bolsonaro a Trump: ‘Brasil mais engajado com nossos EUA’
terça-feira 19 de março de 2019 às 14:28h

Bolsonaro a Trump: ‘Brasil mais engajado com nossos EUA’

POLÍTICA


Em declaração inicial no Salão Oval da Casa Branca, nesta terça-feira (19) o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil nunca esteve tão próximo dos Estados Unidos como em seu governo e que ambos terão muito a oferecer reciprocamente. Mais do que com cordialidade, Donald Trump disse que dará seu apoio ao ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), um dos pleitos de Brasília.

“O Brasil mudou a partir de 2019”, afirmou, referindo-se a sua posse como presidente do Brasil. “O presidente Trump quer a América grande, e eu quero o Brasil grande. A partir deste momento, o Brasil estará mais engajados com os nossos (sic) Estados Unidos”, completou. “O presidente Bolsonaro liderou uma das campanhas eleitorais mais impressionantes, assim como foi a minha”, disse o americano.

Trump tomou a iniciativa de quebrar o gelo oferecendo uma camisa, de número 19, da seleção dos Estados Unidos de futebol. “É uma honra entregá-la”, disse o americano, que nunca teve interesse por futebol (soccer, nos Estados Unidos). Às mãos de Bolsonaro chegou uma camisa 10 da seleção brasileira, que o presidente lembrou “simbolizar o maior jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento”, o Pelé, e a entregou a Trump.

Os presidentes se olharam com simpatia entre si, mas as poucas palavras de Trump dirigidas diretamente a Bolsonaro ficaram no ar, sem resposta do brasileiro, que não fala inglês. A cena teve um caráter constrangedor. A intérprete da Casa Branca dominou a tradução quando ambos os presidentes foram questionados por jornalistas dos dois países.

Sem conseguir explicar-se claramente, Trump sinalizou com a elevação do Brasil para o grupo dos maiores aliados dos Estados Unidos fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Afirmou que a aliança de seu país com os Estados Unidos será a “maior que já tivemos”. “Não temos nenhuma hostilidade com o Brasil”, afirmou.

O assunto de seu maior interesse na conversa com Bolsonaro, a Venezuela, foi tratada de maneira genérica. Trump reiterou sua atual posição – a de que todas as opções estão sobre a mesa. Mas diplomaticamente disse que ainda iria conversar com o líder brasileiro sobre o tema. “É uma vergonha o que está acontecendo na Venezuela”, afirmou.

Trump afirmou que seu governo está trabalhando com o Brasil nas questões dos vistos e do comércio, sem oferecer detalhes. O Brasil isentou unilateralmente os cidadãos americanos de visto de turismo na segunda-feira, quando foi publicado decreto presidencial com essa medida. O presidente americano mencionou ainda a conclusão do acordo de salvaguardas tecnológicas  sobre o uso da base de lançamento de Alcântara, no Maranhão, e as negociações sobre a cooperação nas áreas de segurança e militar.

O presidente brasileiro tinha à sua direita o filho Eduardo Bolsonaro, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.

Veja também

Aliado de Elmar avalia que Lira pode recomeçar jogo da sucessão na Câmara

Quase duas semanas depois de Arthur Lira (PP-AL) anunciar seu apoio à candidatura de Hugo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!