Conforme o GLOBO, a realização de um suposto encontro entre o governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PL), e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, gerou polêmica nas redes sociais. Em publicações neste sábado (3), bolsonaristas criticam o ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, a quem chamam de “traidor”. Moraes é tido como inimigo público número 1 do presidente e de seus apoiadores.
O encontro teria acontecido na noite de sexta-feira, na casa de Moraes no bairro dos Jardins, área nobre da capital paulista. O assunto, segundo o jornal Folha de S.Paulo, seria a indicação do deputado bolsonarista Capitão Derrite (PL-SP) para ocupar a Secretaria da Segurança de São Paulo, que provocou a primeira crise durante o período de transição do novo governo. Delegados, membros do Ministério Público e do Judiciário manifestaram desagrado com a escolha.
Ainda de acordo com a Folha, Moraes mantém influência em setores da Polícia Civil desde que foi secretário de Segurança do governo Geraldo Alckmin, de 2015 a 2016.
A assessoria de Tarcísio não confirma o encontro. Com a repercussão do caso, o nome do governador eleito foi um dos assuntos mais comentados no Twitter na manhã deste sábado.
“Espero que seja mentira e ele venha a desmentir para que eu possa respirar aliviado… já foram muitas decepções neste ano”, escreveu um seguidor.
“O conteúdo de conversas como essa do Tarcísio com o Alexandre de Moraes tem que ser público. Se nada de errado ou sinistro foi afirmado, não existe motivo para segredos”, publicou outro.
Outros internautas saíram em defesa de Tarcísio.
“Não vejo em Tarcísio um traidor. Ele é governador de SP e terá que se relacionar. Com Alexandre e outros, creio e desejo que, além de pautas de trabalho, fale em defesa de Bolsonaro também. Do que vi dele, não consigo imaginar o contrário”, publicou um apoiador.
Outra internauta disse que era preciso “aguardar o motivo do encontro”.
“Políticos precisam às vezes fazer coisas (ter reuniões) que não gostariam”, ponderou.
Ao GLOBO, a assessoria de Tarcísio diz que não confirma o encontro e que não sabe de onde veio essa informação. Afirma que o governador eleito foi na sexta-feira ao Rio de Janeiro para um evento do Instituto Militar de Engenharia (IME) e que neste sábado está em Campinas.
Até a deputada federal Joice Hasselmann (PSDB), que rompeu com o bolsonarismo após ser eleita em 2018 na esteira da popularidade do atual presidente, comentou o episódio.
“Bolsominion chorando por aqui ao saber que Tarcísio foi se encontrar com Alexandre de Moraes”, ironizou em seu perfil no Twitter.