segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Bolsonaristas festejam encontro de Bolsonaro com Musk em redes sociais
sexta-feira 20 de maio de 2022 às 17:18h

Bolsonaristas festejam encontro de Bolsonaro com Musk em redes sociais

NOTÍCIAS


Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) comemoraram nas redes sociais e nos grupos de trocas de mensagens o encontro do presidente com o bilionário sul-africano Elon Musk nesta sexta-feira (20), apesar de o principal anúncio da reunião ser um serviço que o Brasil já possui, o monitoramento da Amazônia, e cujo orçamento foi reduzido.

O filho mais velho do presidente, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), comparou a reunião a um “encontro de mitos” e afirmou que a hastag #bolsomusk “quebrou a internet”.

#BolsoMusk quebrou a internet hoje.

ENCONTRO DE MITOS!

O presidente @jairbolsonaro conversou há pouco com @elonmusk , que visita o Brasil a convite de @fabiofaria , sobre importantes assuntos para o avanço do Brasil, como?+ pic.twitter.com/RWPkUBQXuC

— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) May 20, 2022
O outro filho do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), afirmou que, “com internet na Amazônia, o mundo conhecerá a verdade de lá, sem o filtro da grande mídia”. Na publicação, ele disse que “queimadas poderão ser denunciadas ao vivo”

Com internet na Amazônia o mundo conhecerá a verdade de lá, sem filtro da grande mídia.

Assim como queimadas poderão ser denunciadas ao vivo, as fake news também serão desfeitas.

Um ditador jamais permitiria internet na floresta.

O resto é choro desta velha imprensa. pic.twitter.com/vl6kPEVGS1

— Eduardo Bolsonaro (@BolsonaroSP) May 20, 2022
Amigo do presidente, o deputado Hélio Lopes (PL-RJ) considerou o evento um “grande dia”.

GRANDE DIA!

Presidente Bolsonaro e Elon Musk juntos por uma Amazônia mais conectada e protegida.
Curta @minhacoreobr#lealdadesempre #FECHADOCOMBOLSONARO #depheliolopes #minhacoéobrasil #ptnuncamais pic.twitter.com/34WhLRg7QR

— Helio Lopes (@depheliolopes) May 20, 2022
Nos aplicativos de mensagens, os bolsonaristas comemoravam mencionando a compra do Twitter. Musk está em negociações para adquirir a rede social. Uma de suas bandeiras é reduzir a política de moderação na rede, que permite que publicações com mentiras ou teorias de conspiração sejam apagadas — decisão que agrada apoiadores de Bolsonaro, que afirmam que essas publicações controversas estão dentro do limite da liberdade de expressão.

“Liberdade inegociável. Bolsonaro e Elon musk lado a lado pela defesa da liberdade”, escreveu uma mulher em um grupo de Telegram hoje. A apoiadora reproduzia um vídeo cujo título era “O encontro do século”.

Num grupo de whatsapp, um homem reproduziu uma publicação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), aliada de Bolsonaro, com a fotografia do presidente e do empresário bilionário: “Grande dia”. No comentário, o militante disse que o dia seria de “tristeza” em redações jornalísticas.

Governo cortou verba para monitoramento

O principal tema do encontro entre Bolsonaro e Musk hoje em um hotel no interior paulista foi a conectividade nas escolas e o monitoramento da Amazônia, segundo o empresáio, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e a Secretaria de Comunicação (Secom). A empresa de internet de Musk é a Starlink.

Super excited to be in Brazil for launch of Starlink for 19,000 unconnected schools in rural areas & environmental monitoring of Amazon! ??

— Elon Musk (@elonmusk) May 20, 2022
O monitoramento da floresta Amazônica já é executado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As verbas do órgão vêm encolhendo na gestão Bolsonaro. Para 2022, o orçamento do órgão foi definido em R$ 87 milhões, queda de 32% em relação ao total recebido em 2020, que foi de R$ 135,8 milhões.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo federal, no encontro com Musk, “foram tratados assuntos como investimentos e inovação, com foco em conectividade para a Região Amazônica, especialmente para as escolas mais afastadas”.

Veja também

Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em alta, após ganhos em Wall Street por PCE nos EUA

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente com valorização firme nesta segunda-feira (23) após os ganhos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!