O BNDES teve lucro líquido de 11,7 bilhões de reais no segundo trimestre ante resultado positivo de 5,3 bilhões no mesmo período de 2021, informou o banco de fomento nessa quinta feira (11), conforme a Globo News.
Os destaques no período foram as receitas com dividendos (5,3 bilhões de reais), venda de ações da Eletrobrás (1,5 bilhão) e reversão de provisão de risco de crédito por conta da liquidação integral da dívida do grupo Oi (4,6 bilhões de reais).
Os desembolsos do banco cresceram 46% ante segundo trimestre de 2021 e totalizaram 18,4 bilhões de reais.
“Esse foi um trimestre importante com destaque para lucro, recuperação de crédito e pagamentos ao Tesouro de 39,9 bilhões de reais”, disse Lourenço Tigre, diretor de finanças do banco. Os pagamentos não incluíram pedidos de antecipação feitos pelo Tesouro, citou. “Tivemos também uma receita importante com dividendos da Petrobras”, acrescentou.
A inadimplência acima de 90 dias ficou em 0,17% ao fim de junho contra 0,21% no fim de março.
No semestre, o BNDES teve lucro recorde de 24,6 bilhões de reais.
O banco vai avaliar a destinação de até 60% do lucro do semestre em dividendos intermediários a serem pagos ao governo federal, disse o presidente do BNDES, Gustavo Montezano. A expectativa é que a decisão seja tomada até setembro.