sexta-feira 24 de janeiro de 2025
Evento “Bridging Business and Academia: Pathways for Trade and Sustainable Development” ocorre nesta quinta (27) - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / BNDES e grupos do G20 promovem seminário sobre comércio e desenvolvimento sustentável
quinta-feira 27 de junho de 2024 às 15:15h

BNDES e grupos do G20 promovem seminário sobre comércio e desenvolvimento sustentável

NOTÍCIAS


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi palco, nesta quarta-feira (26) do evento “Bridging Business and Academia: Pathways for Trade and Sustainable Development” (Estabelecendo pontes entre Empresas e Academia – Caminhos para o Comércio e Desenvolvimento Sustentável”). Co-realizada pelos grupos de engajamento B20 Brasil (Business20) e T20 Brasil (Think20) do G20 Brasil 2024, em parceria com o BNDES, a iniciativa promoveu diversas perspectivas e identificar ações concretas para fortalecer a interseção entre comércio e desenvolvimento sustentável, apoiando as discussões do Grupo de Trabalho de Comércio e Investimentos do G20 (TIWG).

O diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, destacou, na abertura, a relevância do encontro: “É uma grande honra para o BNDES ter sido o escolhido para receber este evento. Primeiramente, gostaria de destacar a importância da agenda de desenvolvimento sustentável.” Ele destacou que, em 2023, a emissão do carbono continuou subindo, mesmo com a modernização acompanhada pelo crescimento global.

Entretando, segundo ele, o Brasil tem sido reconhecido como um exemplo a ser seguido. “O Brasil tem uma potente fonte de energia renovável e está muito bem-posicionado para liderar esse cenário, para desenvolver grandes projetos. E também contamos com uma indústria muito forte”, afimou Gordon. O diretor do BNDES também destacou a relevância do apoio às exportações para o desenvolvimento do país: “É de conhecimento de todos que muitos países se dedicam a este fim. A gestão do BNDES está compromissada de estreitar a política de exportação”.

Além de Gordon, participaram da abertura do evento, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, Constanza Negri (B20 Brasil Sherpa), Julia Leite (CEO do CEBRI e Coordenadora doT20 Brasil), Lucas Padilha (Presidente do Comitê G20 da Prefeitura do Rio), Felipe Peixoto (Secretário de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro ), Tatiana Prazeres (Secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e o Embaixador Fernando Pimentel (Diretor do Departamento de Política Comercial do Ministério de Negócios Estrangeiros).

Comércio, sustentabilidade e cases de sucesso – Após a abertura, o evento foi dividido em dois painéis. No primeiro, o tema foi “Oportunidades e desafios para integrar comércio e sustentabilidade”, mediado por Marina Egydio – Co-Presidente da T20 e Presidente do Conselho de Administração – Women Inside Trade, e que contou com a participação de Sandra Rios – Diretora do CINDES e Senior Fellow do CEBRI, José Serrador – VP da Embraer e Vice-Presidente da B20 Trade and Investment Task Force e Leonardo Lahud – Especialista Líder de Comércio e Investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Já com o tema “Comércio Sustentável na Prática: cases de sucesso”, o segundo painel foi mediado por Miguel Castro – Líder do Conselho de Ação das Forças-Tarefas B20, e contou com as explanações de Lisa Schroeter, Diretora Global de Comércio e Política de Investimentos da Dow Chemical, André Luiz Schelini, Diretor do Centro de Sustentabilidade do SEBRAE/MT, e Allan Jorgensen, Chefe de Conduta Empresarial Responsável da OCDE

O evento aconteceu em paralelo ao TIWG, que contou com representantes dos governos federal, estadual, prefeitura do Rio, do setor empresarial, da academia e do terceiro setor, discutindo as múltiplas perspectivas sobre comércio e desenvolvimento sustentável para os Delegados do G20, a fim de ampliar a conscientização e adoção de estratégias e melhores práticas.

Veja também

Contas externas do governo Lula têm saldo negativo de US$ 56 bilhões em 2024

As contas externas do país registraram saldo negativo em 2024, chegando a US$ 55,966 bilhões, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!