domingo 30 de junho de 2024
Evento “Bridging Business and Academia: Pathways for Trade and Sustainable Development” ocorre nesta quinta (27) - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / BNDES e grupos do G20 promovem seminário sobre comércio e desenvolvimento sustentável
quinta-feira 27 de junho de 2024 às 15:15h

BNDES e grupos do G20 promovem seminário sobre comércio e desenvolvimento sustentável

NOTÍCIAS


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi palco, nesta quarta-feira (26) do evento “Bridging Business and Academia: Pathways for Trade and Sustainable Development” (Estabelecendo pontes entre Empresas e Academia – Caminhos para o Comércio e Desenvolvimento Sustentável”). Co-realizada pelos grupos de engajamento B20 Brasil (Business20) e T20 Brasil (Think20) do G20 Brasil 2024, em parceria com o BNDES, a iniciativa promoveu diversas perspectivas e identificar ações concretas para fortalecer a interseção entre comércio e desenvolvimento sustentável, apoiando as discussões do Grupo de Trabalho de Comércio e Investimentos do G20 (TIWG).

O diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, destacou, na abertura, a relevância do encontro: “É uma grande honra para o BNDES ter sido o escolhido para receber este evento. Primeiramente, gostaria de destacar a importância da agenda de desenvolvimento sustentável.” Ele destacou que, em 2023, a emissão do carbono continuou subindo, mesmo com a modernização acompanhada pelo crescimento global.

Entretando, segundo ele, o Brasil tem sido reconhecido como um exemplo a ser seguido. “O Brasil tem uma potente fonte de energia renovável e está muito bem-posicionado para liderar esse cenário, para desenvolver grandes projetos. E também contamos com uma indústria muito forte”, afimou Gordon. O diretor do BNDES também destacou a relevância do apoio às exportações para o desenvolvimento do país: “É de conhecimento de todos que muitos países se dedicam a este fim. A gestão do BNDES está compromissada de estreitar a política de exportação”.

Além de Gordon, participaram da abertura do evento, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, Constanza Negri (B20 Brasil Sherpa), Julia Leite (CEO do CEBRI e Coordenadora doT20 Brasil), Lucas Padilha (Presidente do Comitê G20 da Prefeitura do Rio), Felipe Peixoto (Secretário de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro ), Tatiana Prazeres (Secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e o Embaixador Fernando Pimentel (Diretor do Departamento de Política Comercial do Ministério de Negócios Estrangeiros).

Comércio, sustentabilidade e cases de sucesso – Após a abertura, o evento foi dividido em dois painéis. No primeiro, o tema foi “Oportunidades e desafios para integrar comércio e sustentabilidade”, mediado por Marina Egydio – Co-Presidente da T20 e Presidente do Conselho de Administração – Women Inside Trade, e que contou com a participação de Sandra Rios – Diretora do CINDES e Senior Fellow do CEBRI, José Serrador – VP da Embraer e Vice-Presidente da B20 Trade and Investment Task Force e Leonardo Lahud – Especialista Líder de Comércio e Investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Já com o tema “Comércio Sustentável na Prática: cases de sucesso”, o segundo painel foi mediado por Miguel Castro – Líder do Conselho de Ação das Forças-Tarefas B20, e contou com as explanações de Lisa Schroeter, Diretora Global de Comércio e Política de Investimentos da Dow Chemical, André Luiz Schelini, Diretor do Centro de Sustentabilidade do SEBRAE/MT, e Allan Jorgensen, Chefe de Conduta Empresarial Responsável da OCDE

O evento aconteceu em paralelo ao TIWG, que contou com representantes dos governos federal, estadual, prefeitura do Rio, do setor empresarial, da academia e do terceiro setor, discutindo as múltiplas perspectivas sobre comércio e desenvolvimento sustentável para os Delegados do G20, a fim de ampliar a conscientização e adoção de estratégias e melhores práticas.

Veja também

Ibram diz ter legitimidade para propor ações em favor do desenvolvimento do setor

Citado em pedido de liminar, na Justiça inglesa, de municípios atingidos pelo desastre de Mariana, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!