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domingo 6 de outubro de 2024 às 14:25h

BMW investe R$ 1,1 bilhão no Brasil e lança primeiro híbrido plug-in nacional

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O mercado automotivo brasileiro está prestes a dar um importante passo em direção à sustentabilidade. A BMW anunciou que, nas próximas semanas, iniciará a produção do X5 PHEV na fábrica de Araquari, localizada em Santa Catarina. Este será o primeiro SUV híbrido plug-in a ser fabricado no Brasil e em toda a América do Sul, marcando um novo capítulo na história da marca e da indústria na região.

A escolha do BMW X5 PHEV para ser fabricado localmente, em vez do Série 3 PHEV, foi uma decisão estratégica da BMW para consolidar a posição do X5 em seu segmento no mercado brasileiro. Este modelo já é vendido no país, importado dos Estados Unidos, e se destaca pelo motor potente que combina um biturbo de seis cilindros com um elétrico de 197 cv, totalizando 498 cv e 71,3 kgfm de torque.

BMW X5 PHEV: o primeiro híbrido plug-in fabricado na América do Sul

Trazer a produção do BMW X5 PHEV para o Brasil não é apenas uma estratégia de mercado, mas também uma aposta no potencial do segmento de híbridos na região. A fábrica em Araquari comemora 10 anos de operação, e esta nova etapa marca um avanço significativo, proporcionando um veículo que combina sustentabilidade com a força e o luxo característicos da BMW.

Foto: Divulgação/BMW

Além disso, a introdução do X5 PHEV fabricado localmente pode oferecer uma opção mais acessível para os consumidores latino-americanos, uma vez que a produção nacional pode reduzir os custos logísticos e de importação.

Qual o impacto do investimento da BMW no Brasil?

A BMW anunciou um investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil, previsto para iniciar em 2025 e se estender até 2028. Este montante será direcionado principalmente para o lançamento de novos carros e na incorporação de tecnologias avançadas na produção automotiva, incluindo inovações em equipamentos e tecnologia da informação (TI).

Foto: Divulgação/BMW

Este investimento reflete a importância crescente do Brasil no cenário global da BMW. A unidade de Araquari é um ponto focal para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, como o sistema Digital Key, que transforma smartphones em chaves para os veículos. Essa capacidade tecnológica reforça o papel estratégico da fábrica brasileira dentro da operação global da BMW.

O futuro da mobilidade elétrica no Brasil pela perspectiva da BMW

Ainda que o foco inicial não seja a produção de carros totalmente elétricos no Brasil, a BMW está atenta à evolução do mercado. Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração da BMW AG, destacou que a produção de veículos elétricos dependerá do aumento da demanda no mercado brasileiro. No que diz respeito aos híbridos flex, no momento, não existem planos concretos para começar essa produção nos próximos anos.

  • A fábrica de Araquari hoje é responsável por mais de 70% das vendas de automóveis BMW no Brasil.
  • Atualmente, ela produz modelos como Série 3, X1, X3 e X4.
  • A capacidade de produção é de até 11.000 carros anualmente.

O avanço para produção local de híbridos, como o X5 PHEV, poderá transformar a fábrica em um hub relevante para eletro mobilidade na América Latina, dependendo do cenário econômico e da demanda futura por veículos sustentáveis na região.

À medida que a BMW se adapta às mudanças de mercado, a fábrica de Araquari demonstra flexibilidade e potencial expansivo para responder à crescente demanda, assegurando a marca no caminho certo para atender as tendências em constante evolução no setor automotivo.

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