A BMW está atualizando as suas lojas no Brasil para um novo conceito global chamado de “Retail Next”. O formato tem como foco entender as necessidades do cliente, além de propiciar experiências a ele.
O movimento vem ocorrendo por meio de grupos parceiros, caso da Osten Group, que recentemente reinaugurou sua concessionária no bairro de Perdizes, em São Paulo (SP). Para isso, a Osten investiu R$ 4,5 milhões na adaptação da unidade. Mauro Balhessa, da revista IstoÉ Dinheiro esteve presente na estreia.
As próximas lojas da Osten a receber a mudança serão as de Itapura e São José dos Campos, em São Paulo. Há um prazo de até 5 anos para realizar a atualização.
Visual
As concessionárias terão uma atmosfera que remete a um hotel boutique, sendo que a decoração possui um estilo lounge e o espaço oferece café e coworking.
Processo de compra
Outra mudança introduzida no padrão mundial da BMW é a eliminação das tradicionais mesas de atendimento. Primeiro, o cliente é recepcionado por consultores que iniciam a conversa e entendem seus interesses, além de apresentar todos os aspectos dos veículos. Depois de entender as necessidades, os consumidor é direcionando para fechar negócio com um vendedor.
“O modelo é criar experiência com o cliente para que ele conheça o mundo BMW. Não é apenas o ato de comprar, mas atender a ele, o status e toda a família. Então foi criado um ambiente para ter essa interação”, explica Eduardo Vale, gerente geral comercial da Osten Group.
Ponto de Recarga
Outra novidade da loja da Osten em Perdizes é que ela passou a contar com duas estações de recarga de veículos elétricos, com plug-in tipo 2 (corrente alternada), disponíveis de forma gratuita para uso dos clientes. Além desta, a unidade também introduziu um ponto de recarga rápida, com capacidade de 60 kW, que permite recarga total em até 1,5 h – esta utilização será paga e aberta a todo o público.
Crescimento em vendas
Com o novo formato, a Osten projeta um crescimento em vendas na casa de 20%, principalmente com modelos elétricos e híbridos.