A Blue Origin, empresa de foguetes de Jeff Bezos, adiou o lançamento de seu foguete New Glenn desta terça-feira (14) para quinta-feira (16) atrasando ainda mais sua tentativa inaugural de alcançar a órbita e competir com a SpaceX no mercado de lançamento de satélites.
A empresa já havia cancelado seu primeiro lançamento na segunda-feira depois que um problema técnico foi identificado durante a preparação para a decolagem.
A próxima janela de lançamento, com três horas de duração, abrirá às 3h da manhã de quinta-feira (horário de Brasília), disse a Blue Origin em um post no X.
O desenvolvimento do New Glenn enfrentou vários atrasos, enquanto a SpaceX, de Elon Musk, se tornava um rolo compressor do setor com seu Falcon 9 reutilizável, o foguete mais ativo do mundo.
O New Glenn é mais de duas vezes mais potente que um foguete Falcon 9 e tem dezenas de contratos de lançamento com clientes, no valor coletivo de bilhões de dólares. O foguete tentará aterrissar seu primeiro estágio em uma barcaça no Oceano Atlântico 10 minutos após a decolagem, enquanto seu segundo estágio continuaria em órbita.
“O que mais nos deixa nervosos é o pouso do propulsor”, disse Bezos, que fundou a Blue Origin em 2000, em entrevista à Reuters pré-lançamento, no domingo. “Claramente, em um primeiro voo, você pode ter uma anomalia em qualquer fase da missão, então tudo pode acontecer.”