O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse no domingo (15) que a passagem da fronteira controlada pelo Egito para Gaza seria reaberta e os EUA estavam trabalhando com o Egito, Israel e as Organização das Nações Unidas (ONU) para obter assistência através dela.
Toneladas de materiais para ajuda humanitária de vários países, como alimentos e outros suprimentos, ficaram retidas na Península do Sinai, no Egito, durante dias, enquanto se aguarda um acordo para a sua entrega segura a Gaza e a evacuação de pessoas com passaportes estrangeiros através da passagem de Rafah.
We stand with Israel as it defends itself. The United States is also actively working to ensure the people of Gaza can get out of harm’s way and the assistance they need — food, water, medicine — can get in. Hamas does not care if Palestinians suffer.
— Secretary Antony Blinken (@SecBlinken) October 16, 2023
O Egito disse que intensificou os esforços diplomáticos para resolver o impasse.
Israel instou os exaustos moradores de Gaza a evacuarem o sul antes da sua esperada invasão terrestre, o que centenas de milhares de pessoas já fizeram no enclave sitiado que abriga mais de 2 milhões de pessoas.
O Hamas, que governa Gaza, disse às pessoas para ignorarem a mensagem de Israel.