As três viaturas blindadas da Polícia Federal que foram enviadas à Bahia na última segunda-feira (18), chegaram em Salvador na manhã desta sexta-feira (22). Os veículos serão utilizados para reforçar o combate a violência no estado.
De acordo com a Polícia Federal, os blindados serão utilizados por equipes do Comando de Operações Táticas (COT) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI). O envio dos veículos, que são utilizados por outras superintendências regionais, estava na programação da instituição.
“As viaturas estavam definidas para reforçar o nosso trabalho. Não se trata de uma medida nova. Outros estados têm os seus blindados e, agora, a Bahia está sendo contemplada”, explicou o Superintendente Regional da PF na Bahia, Flávio Albergaria.
Em entrevista a TV Bahia na terça-feira (19), o superintendente explicou de que forma os veículos serão utilizados nas operações.
“Os veículos blindados ajudam nesse trabalho porque nos propiciam ter uma ação mais rápida, cirúrgica e eficiente. Então, em determinada localidade, que a gente tenha mais dificuldade de chegar com veículos convencionais, o veículo blindado chega de forma muito mais rápida, muito mais célere e mobilizada, e até mesmo não atrapalhando a comunidade local. O veículo blindado nos dá essa possibilidade de alcançar esse objetivo de forma mais segura e célere. […] Ele minimiza o confronto em determinadas localidades”, explicou.
O superintendente explicou ainda que os veículos vão contribuir para o trabalho investigativo da Polícia Federal, ajudando no escopo de atuação integrada da FICCO, com as polícias Civil e Militar, além de reforçar a atuação contra grupos criminosos em toda a Bahia. Flávio Albergaria também negou que novos agentes serão enviados ao estado.
“Não há necessidade. A gente está fazendo um trabalho de inteligência, com muita serenidade. Então, o efeito que a gente tem, já é um efeito robusto, não há qualquer necessidade de reforço nesse momento. Agora vai ser um trabalho técnico, de inteligência, de forma conjunta com as forças do estado, e atuações mais cirúrgicas”, esclareceu.
Com o reforço, a PF baiana passará a atuar com cinco veículos blindados nas operações da força-tarefa de segurança no combate ao crime organizado. A força de segurança que reúne PF e polícias Civil e Militar está atuando com 400 homens.