quinta-feira 23 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / EVENTOS / Biografia política de Leonel Brizola será lançada nesta semana na AL-BA
sábado 23 de novembro de 2019 às 16:07h

Biografia política de Leonel Brizola será lançada nesta semana na AL-BA

EVENTOS


O segundo volume da obra Leonel Brizola, Uma Biografia Política será lançado nesta quarta-feira (27), às 16h, no saguão Nestor Duarte da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), com a presença dos autores Hari Alexandre Brust, político e militante trabalhista gaúcho que foi amigo e colaborador do biografado, e Nilton Nascimento, escritor, pesquisador e jornalista veterano especializado nas áreas de economia e política. Com o subtítulo de Engenheiro da Educação (1964 e 2004), a publicação, lançada pelo selo AL-BA Cultural, traz um recorte da segunda metade da vida do líder político nacionalista e contém prefácio assinado por Ciro Gomes.

O livro de 516 páginas complementa o texto biográfico, que teve seu primeiro volume, O Fio da História (1922-1964), lançado em 2015. Trata-se de um trabalho de fôlego, extramente bem documentado. Na segunda parte, agora lançada, a história é retomada no período da instalação da ditadura militar, quando Brizola foi ao exílio, por 15 anos, e segue até os últimos dias do estadista, fundador do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em 1980, e único político na história eleito a governar dois estados brasileiros, Rio Grande do Sul (1959-1963) e Rio de Janeiro (1983-1987 e 1991-1994).

A bandeira da educação, talvez a mais importante levantada por Brizola, é um dos destaques do livro, assim como os ideais trabalhistas, herdados legitimamente de Getúlio Vargas. “A questão da soberania nacional, dos direitos dos trabalhadores, do patriotismo, da educação de tempo integral e de boa qualidade era um dos princípios pétreos para Brizola”, declarou Manuel Dias, presidente da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, na apresentação do livro.

Em seu prefácio, Ciro Gomes ressaltou a importância da obra no instante político pelo qual passa o país. “Este livro, que recupera a história de Leonel Brizola, chega em um momento que precisamos de inspiração para seguirmos na luta. A nação brasileira está doente, o povo está machucado, humilhado, rondado pela pior de todas as doenças, que é a desesperança e a descrença. Por esta razão, precisamos levantar o exemplo do Brizola”.

Veja também

1º Encontro Baiano de Comunicadores terá painel sobre papel da imprensa no desenvolvimento do estado

Na ocasião, serão divulgados os vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo “A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!