Na época de fim de ano, Bill Gates costuma fazer uma lista com os melhores livros que leu nos últimos 12 meses. Em 2022, porém, o bilionário decidiu criar uma seleção geral, com suas obras favoritas de todos os tempos. Ele divulgou o top 5, nesta última segunda-feira (21) em seu blog pessoal, conforme Diego Ferron, revista IstoÉ.
Gates deixou claro que a lista não está completa e que tem livros lidos em diferentes épocas, desde obras consumidas no ensino médio até um volume de memórias que ele acabou de terminar.
“Esta não é uma lista completa dos meus livros favoritos de todos os tempos — essa lista incluiria muito mais Vaclav Smil e Elizabeth Kolbert. Mas todos os cinco são livros que recomendei à minha família e amigos ao longo dos anos”, escreveu Gates. “Espero que você encontre algo novo para ler neste inverno — e que você e seus entes queridos gostem de celebrar suas tradições favoritas juntos durante as festas de fim de ano”, completa o bilionário.
‘Um Estranho em uma Terra Estranha’, de Robert Heinlein
“Paul Allen e eu nos apaixonamos por Heinlein quando éramos apenas crianças, e este livro ainda é um dos meus romances de ficção científica favoritos de todos os tempos. Conta a história de um jovem que retorna à Terra após crescer em Marte e inicia uma nova religião. Acho que a melhor ficção científica impulsiona seu pensamento sobre o que é possível no futuro, e Heinlein conseguiu prever a ascensão da cultura hippie anos antes de ela surgir”, avalia Gates.
‘Surrender – 40 Músicas, um História’, de Bono Vox
“Este livro saiu neste mês, então é o mais recente na minha lista. Se você é fã do U2, há uma boa chance de que já planeja comprar. Mesmo que você não seja, é uma leitura superdivertida sobre como um garoto dos subúrbios de Dublin cresceu e se tornou um astro do rock e filantropo mundialmente famoso. Tenho a sorte de chamar Bono de amigo, mas muitas das histórias que ele conta em ‘Surrender’ eram novas para mim”, resume o empresário.
‘Team of Rivals’, de Doris Kearns Goodwin
“Não me canso de ler sobre Abraham Lincoln, e este é um dos melhores livros sobre o assunto. Parece especialmente relevante agora, quando nosso país [os EUA] enfrenta mais uma vez uma insurreição violenta, questões difíceis sobre raça e profundas divisões ideológicas. Goodwin é uma das melhores biógrafas da América, e ‘Team of Rivals’ é indiscutivelmente sua obra-prima”, avalia Gates sobre a obra que não tem tradução para o português.
‘O Jogo Interior do Tênis: O Guia Clássico para o Lado Mental da Excelência no Desempenho’, de W. Timothy Gallwey
“Este livro de 1974 é leitura obrigatória para quem joga tênis, mas acho que mesmo quem nunca jogou vai tirar proveito dele. Gallwey argumenta que seu estado de espírito é tão importante — se não mais importante — quanto sua forma física. Ele dá excelentes conselhos sobre como superar os erros de forma construtiva, algo que tentei seguir dentro e fora da quadra ao longo dos anos”, comenta o bilionário.
‘O Sonho de Mendeleiev: A Verdadeira História da Química’, de Paul Strathern
“A história da química está repleta de personagens peculiares como Dimitri Mendeleyev, o cientista russo que primeiro propôs a tabela periódica depois que ela supostamente veio a ele em um sonho. O livro de Strathern traça essa história desde suas origens na Grécia antiga. É uma visão fascinante de como a ciência se desenvolve e como a curiosidade humana evoluiu ao longo dos milênios”, conclui Gates.