sábado 28 de setembro de 2024
Foto: Reuters/Evelyn Hockstein
Home / Mundo / MUNDO / Biden pede a empresários na Cúpula das Américas que enterrem neoliberalismo
sexta-feira 10 de junho de 2022 às 06:23h

Biden pede a empresários na Cúpula das Américas que enterrem neoliberalismo

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta última quinta-feira (9) perante empresários do continente americano e publicado pelo UOL, que é hora de enterrar o neoliberalismo e adotar políticas que promovam empregos mais bem remunerados.

“Do meu ponto de vista, temos que atualizar nossa receita para o crescimento econômico. Na minha opinião, é hora de enterrar a economia de gotejamento”, disse o presidente durante um evento na IX Cúpula das Américas, que acontece em Los Angeles.

O efeito de gotejamento (trickle down) é uma teoria econômica que teve grande protagonismo durante a presidência de Ronald Reagan nos EUA (1981-1989) e que propõe a redução de impostos sobre empresas e classes altas para estimular o investimento.

Em contraponto, Biden defendeu hoje que “qualquer trabalho pode ser feito pagando bons salários e respeitando os direitos dos trabalhadores”, para que as famílias tenham maior bem-estar e assim “todos ganham”, inclusive os empregadores.

Além disso, afirmou que as receitas neoliberais, que também foram criticadas em sua época pelo ex-presidente Barack Obama (2009-2017), geram “maior desigualdade, menor crescimento, menos concorrência e menos inovação”.

O governante americano também reiterou seu apoio à sindicalização dos trabalhadores, já que mais de uma vez se definiu como um “presidente pró-sindicatos”.

Da mesma forma, declarou que é favorável a usar organismos financeiros internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para combater as desigualdades na região.

“Por exemplo, temos que tornar mais fácil para os países da América Latina e do Caribe desenvolver a infraestrutura 5G sem ter que escolher entre investir em um futuro digital ou investir em energia renovável”, comentou.

Veja também

MPF abre investigação sobre impacto das bets em beneficiários do Bolsa Família

O Ministério Público Federal (MPF) vai analisar o impacto das apostas online, conhecidas como bets, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!