sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reuters/Evelyn Hockstein
Home / Mundo / MUNDO / Biden afirmou a aliados que míssil que atingiu Polônia era defesa aérea ucraniana, diz fonte
quarta-feira 16 de novembro de 2022 às 08:25h

Biden afirmou a aliados que míssil que atingiu Polônia era defesa aérea ucraniana, diz fonte

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse a aliados que um míssil que matou duas pessoas na Polônia era um míssil ucraniano de defesa aérea, afirmou uma fonte da Otan nesta quarta-feira (16) conforme a Reuters.

Mais cedo, Biden disse publicamente que era improvável que o míssil tivesse sido disparado da Rússia. Se confirmado, isso provavelmente aliviaria a preocupação de que o primeiro incidente mortal em um país da Otan desde o início da guerra na Ucrânia pudesse levar a uma escalada.

Os embaixadores da Otan realizariam uma reunião de emergência nesta quarta-feira para discutir a explosão de terça-feira em uma secadora de grãos no leste da Polônia, perto da fronteira ucraniana, que ocorreu enquanto a Rússia disparava dezenas de mísseis contra cidades da Ucrânia.

Kiev afirma que derrubou a maioria dos mísseis russos com seus próprios mísseis de defesa aérea. A região de Volyn, na Ucrânia, foi uma das muitas que a Ucrânia diz ter sido alvo de ataques da Rússia.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que nenhum de seus mísseis atingiu menos de 35 km da fronteira polonesa, e que as fotos dos destroços mostravam elementos de um míssil de defesa aérea ucraniano S-300.

Questionado se era muito cedo para dizer se o míssil foi disparado da Rússia, Biden disse: “Há informações preliminares que contestam isso. Não quero dizer isso até que investiguemos completamente, mas é improvável, nas linhas de trajetória, que foi disparado da Rússia, mas veremos.”

Os Estados Unidos e os países da Otan vão investigar completamente antes de agir, afirmou Biden na Indonésia, depois de se encontrar com outros líderes ocidentais à margem de uma cúpula das grandes economias do G20.

Veja também

STF prevê julgar Bolsonaro sobre golpe em 2025 para evitar calendário eleitoral de 2026

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!