A rede elétrica da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, que fica localizada no bairro dos Barris, em Salvador, passou por reparo no sábado (27) e, a partir desta segunda-feira (29), a unidade voltará a funcionar normalmente.
A informação foi divulgada pela Fundação Pedro Calmon, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia que administra a biblioteca. O espaço estava fechado desde a terça-feira (23), após ocorrer um curto-circuito em um poste.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/h/j/RZqJhTRQGcDOIrftKrCQ/whatsapp-image-2019-04-27-at-17.05.59.jpeg?resize=600%2C450&ssl=1)
De acordo com a Fundação, o reparo foi realizado por duas empresas contratadas e acompanhadas pela Superintendência de Gestão do Patrimônio do Estado (SUPAT), responsável por esse tipo de serviço, e pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).
Com o problema resolvido, a partir de segunda-feira, o atendimento será retomado, de 8h30 às 21h, até sexta-feira. Aos sábados, a biblioteca funciona até as 13h.
História política
A data oficial da inauguração é 13 de maio de 1811, em homenagem ao aniversário do príncipe regente Dom João VI, mas a biblioteca viria a abrir suas portas ao público meses depois, no dia 4 de agosto de 1811, com o nome de Livraria Pública da Bahia.
Entre períodos no prédio da atual Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, na Ladeira da Praça e no Palácio do Rio Branco, a biblioteca passou por importantes fatos históricos da cidade de Salvador, como em 1912, quando a instituição chegou a perder quase todo o seu acervo por conta dos bombardeios sofridos pela cidade, provenientes das lutas políticas entre oligarquias da República Velha.
Acervo recuperado e já na atual sede, no bairro dos Barris, a “Biblioteca dos Barris”, como ficou conhecida pela população ao longo dos anos, hoje atende à população de todo o Estado com o seu vasto acervo de obras, além de apoio à pesquisa acadêmica, um sistema de orientação aos portadores de deficiência visual, lançamentos de livros, oficinas, exposições, shows e atividades virtuais.
Disputa pelo governo da Bahia causou bombardeio há 117 anos; Veja as fotos históricas