quinta-feira 23 de janeiro de 2025
Home / NOTÍCIAS / Biblioteca histórica em Salvador aberta em 1811, volta a funcionar nesta segunda-feira
domingo 28 de abril de 2019 às 10:51h

Biblioteca histórica em Salvador aberta em 1811, volta a funcionar nesta segunda-feira

NOTÍCIAS


A rede elétrica da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, que fica localizada no bairro dos Barris, em Salvador, passou por reparo no sábado (27) e, a partir desta segunda-feira (29), a unidade voltará a funcionar normalmente.

A informação foi divulgada pela Fundação Pedro Calmon, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia que administra a biblioteca. O espaço estava fechado desde a terça-feira (23), após ocorrer um curto-circuito em um poste.

Biblioteca dos Barris, em Salvador, volta a funcionar após reparo na rede elétrica  — Foto: Divulgação
Equipe da Coelba realizando manutenção na rede elétrica da biblioteca

De acordo com a Fundação, o reparo foi realizado por duas empresas contratadas e acompanhadas pela Superintendência de Gestão do Patrimônio do Estado (SUPAT), responsável por esse tipo de serviço, e pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

Com o problema resolvido, a partir de segunda-feira, o atendimento será retomado, de 8h30 às 21h, até sexta-feira. Aos sábados, a biblioteca funciona até as 13h.

História política

A data oficial da inauguração é 13 de maio de 1811, em homenagem ao aniversário do príncipe regente Dom João VI, mas a biblioteca viria a abrir suas portas ao público meses depois, no dia 4 de agosto de 1811, com o nome de Livraria Pública da Bahia.

Resultado de imagem para fotos antigas biblioteca barris salvador

Entre períodos no prédio da atual Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, na Ladeira da Praça e no Palácio do Rio Branco, a biblioteca passou por importantes fatos históricos da cidade de Salvador, como em 1912, quando a instituição chegou a perder quase todo o seu acervo por conta dos bombardeios sofridos pela cidade, provenientes das lutas políticas entre oligarquias da República Velha.

Acervo recuperado e já na atual sede, no bairro dos Barris, a “Biblioteca dos Barris”, como ficou conhecida pela população ao longo dos anos, hoje atende à população de todo o Estado com o seu vasto acervo de obras, além de apoio à pesquisa acadêmica, um sistema de orientação aos portadores de deficiência visual, lançamentos de livros, oficinas, exposições, shows e atividades virtuais.

Disputa pelo governo da Bahia causou bombardeio há 117 anos; Veja as fotos históricas

Veja também

Nova lei destina recursos para o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, administrado pela Sudene

O Governo Federal formalizou mais uma medida que abre novos recursos para obras estruturantes na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!