quarta-feira 15 de janeiro de 2025
Foto: Antonio Queirós
Home / NOTÍCIAS / Biblioteca da Câmara de Salvador inaugura ‘Semana da Consciência Negra’
quarta-feira 20 de novembro de 2019 às 09:02h

Biblioteca da Câmara de Salvador inaugura ‘Semana da Consciência Negra’

NOTÍCIAS


O Dia da Consciência Negra (20 de novembro) é para ser comemorado ou é uma data para refletir sobre o racismo? Foi essa pergunta que serviu como base para a ‘Semana da Consciência Negra’, inaugurada na tarde desta última terça-feira (19), na Biblioteca Manuel Querino, da Câmara Municipal. O evento que tem parceria com o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), tem como temática ‘Direitos e Cidadania para a Juventude Negra’ e permanece aberto ao público até o dia 29 de novembro (sexta-feira).

“Estamos dentro do projeto ‘Biblioteca Amiga’, voltado para ação cultural para jovens e adolescentes, principalmente para estudantes de escolas públicas. Nesta semana será comemorado os direitos e cidadania da juventude negra e convidamos os jovens a refletir: podemos comemorar o 20 de novembro ou fazer uma reflexão sobre esse tema, dentro de uma cidade que é afrodescendente, mas que até hoje sofremos com o racismo?”, disse a supervisora da biblioteca, Silvana Jacobina.

O público poderá conferir na ‘Semana da Consciência Negra’, uma exposição que homenageia o ex-vereador Manuel Querino e todos os vereadores negro desta legislação, inclusive Odiosvaldo Vigas. Na tarde da terça-feira, foi a vez dos estudantes da Escola Estadual Duque de Caxias, prestigiar o evento, a escola também tem importância porque foi um dos locais em que o vereador Odiosvaldo estudou.

“Eu na condição de negro, vereador, médico digo que é importantíssimo um projeto como esse no Centro de Cultura onde sou gestor. Ele tem objetivo de trazer para a sociedade e estudantes um nível de direito e cidadania da comunidade Negra”, disse Odiosvaldo.

Para o estudante de mestrado em direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Vanilton Carlos Sá, o evento é uma chamada de atenção para os negros. “Qualquer mudança ou revolução tem que ser acompanhada com o processo educativo, não adianta reclamar sem estudar. É só com a escola que podemos quebrar o paradigma”, disse, ele que é oriundo da Guiné-Bissau, na África Ocidental.

O evento contou também com a palestra ‘Direitos e Cidadania para a Juventude Negra’, ministrada pela presidente da Associação Manuel Faustino, Diulice Vitório. No fim, os alunos foram presenteados com o livro ‘ Artistas Bahianos’, de Manuel Querino, e prestigiaram uma apresentação de capoeira e maculelê do grupo de Capoeira Angola ‘Guerreiros de Palmares’, do Mestre Gilmário dos Santos.

Palestra

Além das homenagens ao mês da Consciência Negra, o estudantes puderam conhecer um pouco da história de luta dos Movimentos Negros, reconhecimento da identidade enquanto negros e também conhecer personalidade negras que tem um papel importante na história. “Além disso, os jovens puderam saber um pouco dos direitos da juventude negra, enquanto pessoas que tem o poder e os direitos básicos e tudo que permeia o direito de todas as pessoas”, disse Diulice Vitório.

Para a palestrante, o evento tem grande importância porque “geralmente as pessoas tem um distanciamento em relação aos poderes e quando é trazido um evento popular para a Câmara, traz essa proximidade de pertencimento também a esses estudantes, porque essa Casa é do povo e dos estudantes também”, completa.

Relógio

Além do mural que homenageia os vereadores negros desta legislação, outra obra que chama atenção na mostra é o ‘relógio’. Confeccionado através de recortes, pintura e isopor, o relógio mostra em ordem cronológica, fotos de personalidades negras que tiveram grande importância na luta contra o racismo, até os dias de hoje. “Este relógio representa o fato que o tempo passou e ainda falamos sobre o racismo e discriminação”, afirma a bibliotecária responsável pela confecção da peça, Normaci Correia.

20 de novembro

A escolha do 20 de novembro para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, foi uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu nesta data, no ano de 1695.

Veja também

Detentos passam por capacitação para realizar a limpeza e combater a dengue na cidade

Pelo menos 40 reeducandos do regime semiaberto se reuniram na manhã desta última segunda-feira (13) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!