O presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani pode disputar a eleição 2020 pelo PT
Segundo o BNews, o ex-pupilo do prefeito ACM Neto (DEM), que já foi ventilado como possível filiado do PSD, por exemplo, já discutiu sobre uma possível filiação ao PT em reunião com o governador Rui Costa.
“A filiação de Bellintani é uma possibilidade e já foi assunto tratado, inclusive, entre ele e o governador. Repare, ano que vem não teremos coligação proporcional. O que significa que deve ocorrer uma pulverização de candidaturas a prefeito para reforçar as chapas de vereadores. Neste cenário, dificilmente o PT abriria mão de apresentar candidatura”, revela uma fonte intimamente ligada ao grupo que comanda o Palácio de Ondina.
Segundo a publicação, apesar de não ter havido um convite formal de Rui para Bellintani entrar na agremiação, “eles conversaram sobre a possibilidade” e deixaram a decisão em aberto. “Não houve convite formal. Ficou o dito pelo não dito, sabe? Só de tratar sobre o assunto…”.
E essa articulação está sendo conduzida pelo próprio chefe do Executivo estadual, sem interferência do senador Jaques Wagner (PT). “Wagner só esteve com Guilherme uma ou duas vezes. Essa é coisa muito mais de Rui Costa do que de Jaques Wagner”.
O BNews publicou no início desse ano que Rui e Bellintani se reuniram no final do ano passado, a portas fechadas. Oficialmente, ambos negaram qualquer articulação política e declararam que conversaram apenas sobre a rotina interna do Esporte Clube Bahia. A reportagem, no entanto, recebeu a informação de que os dois não pararam de se comunicar desde então.
“Eles têm se falado. Não sei se em reunião presencial. Mas Guilherme Bellintani é um dos conselheiros do governador, por exemplo, sobre o tema educação. Ele recusou convite para ser secretário. Jerônimo é escolha de Rui, mas ele [Bellintani] aconselhou o governador criar um sistema próprio de avaliação, e focar em Português e Matemática para elevar o IDEB”, conta a fonte.