A Assembleia Legislativa da Bahia concedeu, nesta quinta-feira (17), a Comenda 2 de Julho a Washington Bell Marques da Silva, mais conhecido como Bell Marques. A entrega da mais alta honraria da Casa Legislativa ao artista aconteceu em sessão especial no Plenário Orlando Spínola, solicitada pelo deputado Marcinho Oliveira (UB). As informações são do pirtal, Alba.
Com a presença de familiares, amigos, produtores culturais e fãs, muitos fãs, do presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, e os parlamentares estaduais Dr. Diego Castro (PL), Angelo Coronel Filho (PSD), Penalva (PDT), Fátima Nunes (PT), Vitor Bonfim (PV), Ricardo Rodrigues (PSD), Pedro Tavares (UB), Tiago Correia (PSDB) e Júnior Muniz (PT), o encontro se transformou num grande momento de emoção e uma ode à carreira do cantor que embala os carnavais.
Sobre a homenagem, Marcinho Oliveira disse que os parlamentares analisam criteriosamente todas indicações de comendas e títulos apresentados na ALBA, e que o principal critério é amar verdadeiramente a Bahia, e ter ações que comprovem o merecimento. “Bell, o cantor das multidões, é a maior referência do Carnaval baiano, o artista que reflete toda alegria da terra da felicidade”, afirmou.
De acordo com o parlamentar, o novo comendador é um artista completo, que leva o nome da Bahia onde quer que vá, mostrando internacionalmente o grande amor pelo Estado. “Como cidadão baiano, fico feliz em ver um artista com tamanha relevância não se deixar envaidecer, mas, pelo contrário, se colocar totalmente à disposição das pessoas do nosso Estado e levando, por onde passa, alegria e simplicidade”.
O proponente da honraria destacou ainda que “Bell também tem grandes feitos na filantropia, direcionada aos hospitais Martagão Gesteira e Aristides Maltez e tantas outras instituições que contam com sua mão amiga. E, durante a pandemia, Bell usou a sua guitarra e a sua voz pra levar alimentos e medicamentos para o povo necessitado da capital e do interior através das suas lives”, disse.
Relevância
O presidente Adolfo Menezes destacou a importância da homenagem a Bell Marques, “compositor de grandes canções”. Ele ressaltou a relevância do artista para a música baiana e disse que todo o amor transmitido nas suas músicas reflete na multidão que acompanha o trio elétrico do cantor no Carnaval baiano.
Adolfo Menezes parabenizou o deputado Marcinho Oliveira pela homenagem e falou que a Casa Legislativa é uma grande defensora da cultura baiana e de todos os seus elementos.
Durante o evento, foi exibido um vídeo dos filhos do homenageado, Rafa e Pipo Marques, que levou Bell, e os amigos, às lágrimas. Os filhos falaram do orgulho e da importância do reconhecimento da homenagem recebida pelo pai.
Sobre a Comenda, os filhos de Bell, Rafa e Pipo Marques, relataram a determinação do pai e o orgulho da família pela homenagem recebida.
De forma emocionada, Bell Marques dividiu a honraria com a família, amigos e produtores que lotaram o plenário da ALBA para homenageá-lo. “Não cheguei pulando etapas, não cheguei aqui sozinho, cheguei aqui construindo uma história junto pessoas que me ajudaram, por isso, nesse momento, gostaria de expressar minha gratidão a todas as pessoas que me ajudaram: vocês são e sempre serão muito importantes pra mim”, declarou, acrescentando que “a Comenda é um incentivo pra que eu possa continuar a jornada, cantando e levando alegria às pessoas e buscando sempre dar a melhor contribuição, através da minha música para a felicidade todos”.
Em relação ao proponente da homenagem, Bell disse que Marcinho estava “proporcionando a mim e à minha família um momento tão encorajador. Não tenho como lhe agradecer”.
O evento foi embalado pela música de Danilo Moreno que cantou hits eternizados pelo cantor como “Selva Branca”, “100% você” e “Diga que Valeu”.
Além dos já citados, a sessão contou com as seguintes presenças: desembargador Geder Gomes; defensora Sinara Gomes; subcomandante da PM, coronel Machado; e o procurador de Justiça Pedro Maia.