Marcaram presença nesta quinta-feira (17) como já fazem em todos os anos da lavagem do Senhor do Bonfim, o atual presidente da Juventude Socialista do PDT na Bahia, Mardel Eric Mota Melo, junto ao ex-vice-prefeito de Lauro de Freitas, Robério Franco de Carvalho, que se afastou por decisão própria da política e atualmente trabalha como empresário na região metropolitana de Salvador.
Mardel e o PDT
Ambos são jovens e sabem fazer política como poucos em Lauro de Freitas, agindo sempre com a inteligência emocional. Mardel Eric afirma ser um militante, ativista, jovem e sonhador (mais realizador). Pelo que o Acesse Política apurou, o jovem presidente filiado ao PDT sempre agiu em prol da juventude baiana e por isso é um dos mais atuantes ativista no estado. Mardel confirma que luta há muitos anos pela dignidade humana, além da educação de qualidade e prega pela humanização da política na busca por uma democracia, que ele diz ser o remédio para todas as crises políticas ou econômicas. O jovem não descarta disputar uma vaga para o legislativo de Lauro de Freitas em 2020.
Bebel e o PSL
Robério Franco de Carvalho é bastante conhecido e respeitado no município de Lauro de Freitas como Bebel Carvalho. Foi vice-prefeito de Lauro de Freitas no mandato de 2012 a 2016 que deixou o seu então partido na época, PSL, famoso em toda cidade da região metropolitana. Pouco antes de completar três anos de mandato, rompeu com o então prefeito Marcio Paiva por não concordar com a maneira com que o ex-gestor fazia política. Segundo moradores do município, Bebel trabalhou de forma atuante em seu mandato, ao mesmo tempo, sempre muito discreto.
Nascido no município em uma família tradicional da política lauro-freitense, a família ‘Franco’, Bebel deixou saudades, dizem muitos. Atuando nos últimos anos como empresário, suas redes sociais demonstram seu gosto pela natureza e animais, mas sempre na presença das suas filhas e seus familiares.
Bebel Carvalho foi um político que teve sua candidatura efetuada em Lauro de Freitas pelo Partido Social Liberal (PSL), mesma legenda do atual do presidente Jair Bolsonaro (PSL) eleito recentemente. Na época, todos consideravam o PSL um partido ‘nanico’, mas o então jovem vice-prefeito não se importava com isso e conseguiu deixar o partido muito conhecido na cidade, principalmente pelas entrevistas que dava. “Nunca fiz política apegada a cargos nem a poder, mas sempre voltada para os anseios da população”, afirmou Bebel Carvalho na época.
Foi concorrendo através da coligação PP / PSL / MDB / PHS / DEM / PR / PMN / PV / PTN e PTB que Bebel Carvalho foi eleito com pouco mais de 41 mil votos como vice-prefeito.
O jovem Bebel já disputou uma cadeira como deputado estadual para Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), não foi eleito mas obteve expressiva votação no município de Lauro de Freitas. Tem muitos amigos na política baiana e proximidade por diversos partidos, entre eles o PPS.
Nos bastidores, seu nome voltou a ser ventilado e comenta-se que em 2020, Bebel Carvalho irá apoiar um novo grupo político que disputará a prefeitura municipal de Lauro de Freitas. Por esta articulação, ele vem sendo cogitado para concorrer uma vaga de vereador. Caso de fato dispute uma cadeira, terá uma motivação a mais ao pleito, que é o aumento na quantidade de legisladores no município, que passará dos atuais 17 vereadores, para 19 na eleição do próximo ano.
Até onde sei Bebel iniciou na política de Lauro de Feitas no PRP e não no PS, o jornalista deve ter se enganado pq agora na cabeça paira o nome do partido do presidente.