A Sherwin-Williams anunciou nesta segunda-feira (17) acordo de US$1,15 bilhão (ou R$ 6,56 bilhões) em dinheiro para comprar negócios de tintas da alemã Basf no Brasil reunidos sob a marca Suvinil.
Os negócios a serem adquiridos, que incluem a marca Glasu!, geraram uma receita líquida de US$525 milhões no ano passado, afirmou o grupo norte-americano, citando que as operações empregam cerca de 1.000 funcionários no Brasil em duas fábricas, uma no Nordeste e outra no Sudeste.
“Os negócios são altamente complementares à Sherwin-Williams na América Latina, com a marca Suvinil sendo bem conhecida e com alta confiança entre formadores de opinião na cadeia de valor”, afirmou Heidi Petz, presidente executiva do grupo norte-americano, em comunicado à imprensa.
Segundo a Sherwin-Williams, o preço da aquisição representa um múltiplo de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização “low teens”, algo entre 13% e 14%, após a consideração de sinergias e custos não recorrentes.
Construção civil aquecida
A expectativa das empresas é que o negócio seja concluído no segundo semestre, dependendo de aprovações regulatórias no Brasil.
“Após a conclusão, a Suvinil vai ser parte do grupo de marcas ao consumidor da Sherwin-Williams”, afirmou o grupo norte-americano no comunicado.
O negócio acontece em um momento de contínuo crescimento do mercado de construção civil no Brasil, em especial impulsionado pelo programa federal Minha Casa Minha Vida.
Mais cedo, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) afirmou que os lançamentos de imóveis residenciais em 2024 cresceram 18,6%, para 383,5 mil. As vendas subiram 20,9%, para 400,5 mil.