O ministro do STF Luís Roberto Barroso espera segundo o jornalista Igor Gadelha, que a posse do colega Alexandre de Moraes como presidente do TSE marque o início de um período de “paz” nas relações entre o Judiciário e o Executivo.
“Espero que tenhamos um momento de paz”, disse Barroso em rápida conversa com a coluna durante a posse, na terça-feira (16), ao ser questionado sobre a expectativa para a gestão de Moraes no tribunal.
Barroso também destacou o grande número de políticos, embaixadores e dos pré-candidatos à Presidência da República presentes no evento.
“Democracia é assim. É um momento em que muitas pessoas acharam importante defender a Justiça Eleitoral e a democracia”, afirmou o ministro.
Como registrou a coluna de Igor Gadelha, militares esperam uma melhora na relação com o TSE com Moraes. A avaliação é de que o ministro tem um perfil “mais técnico” e relação mais amistosa com as Forças Armadas do que Edson Fachin
Ataques
Barroso foi o presidente do TSE nas eleições municipais de 2020, quando os eleitores elegeram prefeitos e vereadores. Ele deixou o comando da Corte em fevereiro deste ano.
Durante sua gestão à frente do tribunal, o ministro enfrentou ataques do presidente Jair Bolsonaro e questionamentos de bolsonaristas sobre a urna eletrônica.
Barroso ainda recebeu críticas por se posicionar contra a implementação do voto impresso no pleito, que acabou rejeitado pelo Congresso Nacional em agosto de 2021.