Polo do agronegócio no Oeste baiano, o município de Barreiras tem a 10ª maior população do estado da Bahia e o 12º maior eleitorado. São aproximadamente 170 mil habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 107.089 eleitores aptos a votar no próximo domingo (6), de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Cidade referência na região do Matopiba, que abrange o cinturão da produção de grãos do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, Barreiras chega ao pleito eleitoral deste ano com quatro candidatos concorrendo à Prefeitura, mas conforme reportagem de Aparecido Silva, da Salvador FM, com forte polarização entre PT e União Brasil, antigo DEM.
Em seu segundo mandato, o prefeito Zito Barbosa, do União Brasil, apresentou o candidato Otoniel Teixeira, também do União Brasil, mas que era filiado ao PSD e também era ligado à ex-prefeita da cidade, Jusmari Oliveira.
Se Teixeira entrou na disputa com apoio da máquina municipal, o candidato Tito, ex-deputado federal pelo Avante, se filiou ao PT e conta com a força do governo estadual para brigar pela cadeira do Executivo.
Danilo Henrique, filho do deputado estadual Antônio Henrique Júnior (PP) e neto do ex-prefeito Antônio Henrique, o Tonhão, concorre à prefeitura pelo PP, contando com a tradição e capital político da família na cidade. Davi Schmidt, pelo Novo, estreante nas urnas, completa o quadro de candidatos à disposição do eleitorado barreirense.