Uma pesquisa realizada pelo Jornal Correio, mostrou que as confraternizações de final de ano chegam a aumentar em 300% a movimentação e consumo de cerveja nos bares e restaurantes de Salvador. No Le Vin Restobar, um dos estabelecimentos que participou da matéria o período incrementa a receita em 300%. Lá, há oito confraternizações fechadas até o final do ano e, nesse caso, a quantidade é inversamente proporcional ao lucro obtido e a sofisticação entregue aos clientes, conforme conta André Garin, que comanda o estabelecimento. “Os clientes buscam o Le Vin porque querem um lugar mais seguro e mais central na cidade, com possibilidade de estacionamento grande. Então, no Mercure, acabamos fazendo eventos para grandes empresas e entregamos uma infraestrutura impecável. Há também o glamour de fazer um evento desse em um hotel, que atrai muito pela decoração fora do comum”, destaca.
Sob a responsabilidade de André está também o restaurante Cien Fuegos. No mês de novembro, o estabelecimento, que tem unidades na Pituba e no Rio Vermelho, registrou alta de 70% no faturamento ao ser escolhido como local de confraternização de pequenos e médios grupos. Para o mês de dezembro, a expectativa é de que haja aumento de até 130%, de acordo com o proprietário. “Tenho contrato fechado com 30 empresas até o momento. Até a próxima segunda-feira, a previsão é de que esse número chegue a 45. Como o Cien Fuegos já é um espaço temático, seguramente as pessoas procuram porque sabem que vão ter um ambiente divertido. Além disso, a estrutura que temos lá em termos de som, iluminação, banda e técnicos também atrai, assim como o fato de que conseguimos fazer tudo por um preço bem interessante”, afirma André Garin.
Em dezembro, o faturamento do Five Sport Bar, que tem unidades no Shopping Paralela e no Parque Shopping Bahia, cresce 15% em relação aos demais meses do ano. Segundo a diretora executiva Juliana Sales, as confraternizações são responsáveis por 30% desse acréscimo e impactam positivamente até no ambiente do local. “São eventos que conseguimos fazer um planejamento antecipado das produções e fica muito mais ágil o atendimento, além de nossas casas ficarem cheias de celebrações”, aponta.
Quem prefere aproveitar as reuniões de fim de ano com o pé na areia costuma procurar o Blue Praia Bar. O estabelecimento, que fica localizado no Rio Vermelho, tem incremento de 100% na receita, sendo que 20% correspondem aos eventos corporativos e aqueles organizados por grupos de amigos. “Nós estamos com três eventos por semana, fora os pequenos que não ficamos sabendo, já que tem grupos que chegam aqui sem agendar nada especial”, diz Sérgio de Morais, proprietário do bar e restaurante. “É um lugar bem agradável que as pessoas procuram para poder aproveitar o sol, a praia e a natureza. Normalmente, sempre pedem espumante e alguns petiscos. Costumamos até a montar um cardápio customizado. Tem dois ou três com diversas opções”, completa Sérgio.
No restaurante Leto Gastronomia, a procura por reservas para confraternização tem chamado a atenção de Gustavo Lessa, que é sócio e proprietário do estabelecimento. Ele tem a expectativa de que, neste ano, os lucros tenham incremento de 10% a 15% em relação a outros períodos do ano por causa desses eventos. Justamente por isso, o restaurante, que já conta com salão interno para 80 pessoas, deck/varanda com mesa de sinuca e puffs, está preparado novidades no cardápio. “Temos a flexibilidade de oferecer a opção de cardápio aberto, como também tem opções de cardápio fechado que podem ser customizadas de acordo com as necessidades e orçamento do cliente. Dessa forma, conseguimos atender desde aquela confraternização bem intimista de amigos ou colegas, até grandes confraternizações de empresas em geral”, finaliza Gustavo.