segunda-feira 20 de janeiro de 2025
GNLink irá distribuir o gás natural nas regiões sul e extremo sul da Bahia - Foto: Divulgação GNLink
Home / NOTÍCIAS / Banco do Nordeste financia indústria de gás natural em Itabuna
sábado 5 de outubro de 2024 às 12:26h

Banco do Nordeste financia indústria de gás natural em Itabuna

NOTÍCIAS


O Banco do Nordeste (BNB) firmou contrato com a empresa GNLink para instalação de planta industrial de liquefação e unidades de regaseificação em Itabuna, no sul da Bahia. O empreendimento terá capacidade para processar 98 mil metros cúbicos por dia de gás natural e gerará 120 postos de trabalho diretos e indiretos.

O gás natural tem um papel importante na transição energética, abrindo caminho para substituição do carvão e diesel pelo gás natural. Segundo o superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, há grande potencial para a atração de investimentos e financiamentos para o setor na Região Nordeste. “Estamos atentos às demandas crescentes do setor de energia. A ampliação da rede de distribuição de gás natural é essencial para o processo de transição das matrizes e fornecimento de energia, especialmente para as indústrias”, destaca o gestor.

A GNLink tem ampliado sua atuação no Nordeste, com projetos em andamento na Bahia e no Rio Grande do Norte. De acordo com o diretor financeiro da empresa, Alessandro Nunes, o Nordeste é um dos principais focos da empresa. “Sendo o Nordeste do Brasil uma região relevante dentro do nosso plano de negócios, a parceria com o Banco do Nordeste é fundamental, pois, além de reforçar o nosso compromisso com um projeto capaz de contribuir com o desenvolvimento da região, levando o gás natural para cidades e municípios onde ele hoje não chega, reafirma a nossa busca constante por fontes competitivas de financiamento que tragam maior solidez e retorno ao projeto, acionistas e parceiros comerciais”, afirmou Alessandro.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o uso do gás natural em substituição aos combustíveis com maior pegada de carbono tem aumentado gradativamente à medida que aumentam as redes de distribuição. A nova planta industrial proporcionará a interiorização do combustível no estado com ampliação da distribuição de Gás Natural Liquefeito (GNL) e Gás Natural Comprimido (GNC) aos mercados industrial e automotivo, com foco nas regiões sul, extremo sul e sudoeste do estado da Bahia.

A EPE aponta que o gás natural correspondia a 9,6% da matriz energética brasileira em 2023. Os dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o ano passado indicam a Bahia como o estado com a segunda maior reserva total de gás natural no Nordeste, atrás apenas do Maranhão.

Veja também

Congresso possui 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas

Após retomar os trabalhos em fevereiro o Congresso Nacional vai precisar se debruçar sobre 55 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!