O Banco Central (BC) informou que, até às 18h de terça-feira (13), foram registradas segundo o Metrópoles, cerca de 30 milhões de chaves PIX. O cadastro foi liberado no último dia 5. O registro é necessário a quem pretende usar o novo meio de pagamento, mas não é obrigatório.
A chave PIX é a informação que vai identificar um clientes e a conta bancária dele no sistema e facilitará, assim, a transação. Essa chave poderá ser um número de celular, um e-mail, o CPF ou o CNPJ. Veja quais cuidados são necessários para fazer o cadastro.
Segundo informações do Banco Central, o cliente pessoa física pode ter cinco chaves para cada conta de que for titular.
Por sua vez, os clientes pessoa jurídica (como empresas, por exemplo) podem ter até 20 chaves PIX para cada conta. “Lembrando que o cadastro pode ser feito quando o correntista quiser, sem data limite”, informou a autarquia, em nota.
Datas
A partir de 3 de novembro, começará uma fase de testes do PIX, em que o serviço será disponibilizado para alguns clientes selecionados.
Pagamentos e transferências por meio do novo serviço para todos os clientes cadastrados, em todo o país, só serão possíveis a partir de 16 de novembro.