domingo 26 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação/Instagram Banco do Central
Home / NOTÍCIAS / Banco Central mantém Selic a 2% pela quarta vez consecutiva
quarta-feira 20 de janeiro de 2021 às 18:40h

Banco Central mantém Selic a 2% pela quarta vez consecutiva

NOTÍCIAS


O Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, manteve conforme a Jovem Pan, nesta quarta-feira (20) a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, em 2% ao ano, o quarto congelamento consecutivo após nove cortes seguidos iniciados em julho de 2019, quando estava em 6,5% ao ano.

A redução ao nível mais baixo da história foi anunciado em agosto de 2020 e mantida nas três últimas reuniões do colegiado. A permanência da taxa ocorre mesmo após a disparada de 4,52% da inflação nacional em 2020, acima do esperado pelo mercado financeiro, puxada principalmente pelo encarecimento dos alimentos.

A decisão do Banco Central está em sintonia com o aguardado por economistas e entidades. Para analistas, a taxa de juros deverá se manter nesse patamar até o término do primeiro semestre, para então iniciar um movimento de subida gradual. Segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 18, a Selic irá encerrar o ano em 3,25%.

O hiato até junho é encarado como o suficiente para observar o desempenho da economia brasileira no pós-pandemia diante do aumento do desemprego e do fim do auxílio emergencial. Os primeiros seis meses do ano também revelarão os impactos que o início da imunização contra a Covid-19 terão na recuperação das atividades. “Mesmo com o risco de alta para a inflação neste ano, entendemos que não haverá pressa para elevar a taxa Selic.

O choque de inflação ainda parece temporário, o desemprego se manterá elevado e a política monetária exercerá um papel maior para sustentar a retomada da economia com a retirada dos programas fiscais”, afirma Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos.

Veja também

Batida entre caminhões mata três pessoas no interior da Bahia

Três pessoas morreram depois que dois caminhões bateram de frente, na madrugada deste sábado (25), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!