quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Banco Central dos EUA mantém taxa de juros na faixa de 5,25% a 5,5% ao ano
quarta-feira 20 de setembro de 2023 às 14:58h

Banco Central dos EUA mantém taxa de juros na faixa de 5,25% a 5,5% ao ano

MUNDO, NOTÍCIAS


O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira (20) que a taxa de juros de referência no país segue inalterada, na faixa dos 5,25% a 5,5% ao ano. É o maior nível em 22 anos.

Em sua última reunião, em julho, o banco havia elevado a taxa em 0,25 ponto percentual.

Esperava/já era esperado pelo mercado que Fed, mantivesse a taxa nesta semana, enquanto aguarda por mais dados para compreender como os aumentos anteriores estão afetando a economia dos Estados Unidos.

Economia americana

O Fed quer derrotar a inflação sem infligir danos econômicos desnecessários que também aumentariam o desemprego.

Mas, embora o aumento das taxas de juro tenha começado a afetar o mercado imobiliário quase que imediatamente, as autoridades ainda estão tentando avaliar o impacto no crescimento econômico, nos gastos e no mercado de trabalho.

Pesquisas mostram que pode demorar pelo menos um ano para que esses efeitos se manifestem plenamente, e já passou cerca de um ano e meio desde que o Fed começou a aumentar as taxas.

Os pesquisadores do Fed de Chicago argumentaram num artigo recente que os aumentos das taxas já se fizeram sentir na economia e que a inflação poderia descer para o objetivo de 2% em meados de 2024 sem recessão, ao nível atual das taxas.

Uma possível paralisação do governo que impeça a divulgação dos principais dados sobre a inflação e o emprego também poderá ser um problema para o banco central.

No caso de uma paralisação, o Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA (BLS) afirma que deixará de divulgar dados, incluindo números importantes sobre inflação e desemprego.

Essa falta de dados governamentais cruciais tornaria ainda mais difícil para os investidores e para a Federal Reserve interpretar a economia dos EUA.

Greg Valliere, estrategista-chefe de política dos EUA na AGF Investments, disse na terça-feira (19) que agora vê 70% de chance de uma paralisação do governo.

A potencial paralisação pode ser “longa e durar até o inverno”, escreveu Valliere em nota.

Outra incógnita econômica é a ameaça representada pelo aumento dos preços da energia, que fez subir os preços nas bombas nas últimas semanas. A média nacional da gasolina normal é atualmente de US$ 3,88 o galão, o preço mais alto desde outubro de 2022, segundo a AAA.

Em teoria, os preços elevados da energia poderiam alimentar o núcleo da inflação — na qual as autoridades do Fed estão mais focadas — se esses preços permanecerem elevados durante tempo suficiente, aumentando os preços das passagens aéreas e do frete. Mais importante ainda, poderá afetar as expectativas de inflação.

Veja também

Trump inicia novo governo dos EUA com 47% de aprovação popular, diz pesquisa

Cerca de 47% dos americanos aprovaram a Presidência de Donald Trump quando ele retornou à …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!