Deputados que compõem a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a chamada bancada ruralista, têm se posicionado segundo Guilherme Amado, do Metrópoles, contrários à proposta para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Agrotóxicos, que tem como objetivo investigar se a Anvisa e o Ibama atuaram para beneficiar determinadas empresas em decisões sobre produtos.
O requerimento para a instalação da CPI tem sido articulado pelo deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) e conta com apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), entre outros produtores rurais, diz o colunista.
No entanto, alguns membros da Frente Parlamentar acreditam que uma CPI agora só atrapalharia a articulação pelo marco legal dos defensivos, projeto que é defendido pela bancada.
Apesar de defenderem a tese de que a Anvisa e o Ibama deram decisões que beneficiaram a Syngenta, empresa gigante do setor, eles acreditam que uma comissão parlamentar de inquérito não é o melhor método para lidar com o problema.