As intervenções “onshore” já foram iniciadas. A Bamin aponta que o cronograma segue em curso, com previsão de entrega para 2027
Por meio de verba vinculada ao Fundo da Marinha Mercante (FMM), o Ministério dos Portos e Aeroportos garantiu R$ 4,597 bilhões para a realização das obras do novo terminal do Porto Sul, em Ilhéus, que terá integração com a Ferrovia Oeste Leste (Fiol). O empréstimo foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 20 de setembro. O ministro Rui Costa, juntamente com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Filho, e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se encontraram em Salvador na última segunda-feira (23) e confirmaram o investimento. A autorização foi realizada para a Bahia Mineração (BAMIN).
Inicialmente, o projeto do Porto Sul prevê a construção de um terminal para minério e, depois, outro destinado a grãos. As intervenções “onshore” já foram iniciadas. A BAMIN aponta que o cronograma segue em curso, com previsão de entrega para 2027. A mineradora deve investir nos projetos cerca de R$ 20 bilhões. O montante inclui aportes na operação da Mina Pedra de Ferro, já em atividade em Caetité, com previsão de chegar a 26 milhões de toneladas anuais de minério de ferro em 2026, quando Fiol e Porto Sul entrarem em operação. Com 537 km de extensão, o Trecho 1 da Fiol ligará Caetité à costa de Ilhéus, onde está sendo construído o terminal marítimo Porto Sul.
A construção do Terminal de Uso Privativo da BAMIN, no Porto Sul, em Ilhéus, receberá R$ 4,6 bilhões em empréstimos do Fundo da Marinha Mercante. Esse projeto, juntamente com a expansão do terminal de contêineres Tecon Salvador, que receberá R$ 942,4 milhões, terá um impacto significativo na economia local. A expansão aumentará a capacidade de movimentação de cargas, facilitando o comércio na região. Com esses investimentos, estima-se que cerca de 7.200 empregos sejam gerados, criando novas oportunidades e contribuindo para o desenvolvimento econômico das comunidades ao redor.