Um parlamentar baiano, em tom de brincadeira, confessou ao ser questionado como andava a contagem de votos do seu bloco: “Baleia fez jus ao nome, encalhou”, conforme publicou o A Tarde.
O sentimento velado de derrota já tomou conta da casa nessas horas que antecedem ao pleito que ocorre nesta segunda-feira (1º). A possibilidade real de debandada dialoga com o cenário desenhado até aqui. Para exemplificar o estado de espírito das duas campanhas, outro parlamentar lembrou das visitas dos candidatos ao estado. “Lira foi aquela festa, todo mundo queria sair na foto. Baleia foi diferente, ficou sozinho e só o senador o acompanhou de peso. Até o governador ficou meio sem jeito de receber ele, sabendo que é do MDB e trabalhou para tirar Dilma”.
A debandada dos parlamentares do DEM deixou o presidente da legenda no estado, deputado federal Paulo Azi, em uma situação “delicada”, como confidenciou um parlamentar do grupo que ACM Neto conduz na Bahia. Na queda de braços para o apoio, venceu Elmar Nascimento, que conseguiu levar todo mundo para o lado do candidato do PP, após terminar sem o comando da Comissão Mista do Orçamento (CMO) e sem a indicação à sucessão do atual presidente da Casa, seu ex-amigo e agora desafeto, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Mas segundo a coluna Carrasco, ninguém no bloco de oposição comandado pelo presidente do DEM nacional no estado acredita que Neto não sabia que não entregaria aquilo que prometeu ao candidato do MDB.