A partir desta segunda-feira (30), pelo menos dois bairros de Salvador terão que adotar medidas de restrições em virtude do aumento no número de casos de covid-19 na capital – na última semana epidemiológica, a elevação de contaminados foi de 21%. O anúncio dessas localidades ainda será feito pelo prefeito ACM Neto (DEM).
De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais de 96,6 mil casos confirmados e 2.726 – os dados foram coletados até meados da tarde desta sexta-feira, no site do órgão. Por bairro, o maior número de registros positivos do novo coronavírus ocorreu em Pernambués (3.623), seguido da Pituba (2.987), Santa Cruz (2.577), Brotas (2.570) e Itapuã (2.098). Ainda integram o rol de localidades com mais dois mil casos da doença, em Salvador, São Cristóvão (2.076) e Fazenda Grande do Retiro (2.044).
Uma equipe de agentes municipais vai acessar os bairros escolhidos e realizar, juntos aos moradores, testes rápidos e distribuição de máscaras, além de realizar a higienização das ruas. Apesar disso, o gestor municipal garantiu que não haverá mudanças no comércio, como fechamento de estabelecimentos ou restrição de horário, a exemplo do que ocorreu quando todas essas medidas foram tomadas em conjunto na fase mais aguda da pandemia na cidade.