quarta-feira 20 de novembro de 2024
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / Baiano Jean Wyllys critica Governo Lula
domingo 26 de maio de 2024 às 07:02h

Baiano Jean Wyllys critica Governo Lula

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O ex-deputado federal Jean Wyllys declarou que o governo Lula (PT) se tornou “de centro-direita” e sugeriu que o presidente, em vez de buscar a reeleição em 2026, atue como “cabo eleitoral” para uma candidatura da ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB).

“É hora de o PT sair do protagonismo e vir para a retaguarda, se tornar coadjuvante e apostar no nome de Simone Tebet”, afirmou Wyllys em entrevista ao videocast Futeboteco, na sexta-feira (25).

Wyllys, que é filiado ao PT, também sugeriu que o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, seja o vice em uma chapa liderada por Tebet. “A Simone, muito mais que a Marina [Silva, ministra do Meio Ambiente], dialoga com muito mais setores”, comentou.

Ele defendeu Tebet por ser mulher, destacando a necessidade de uma presidência feminina no século 21. Sobre Silvio Almeida, Wyllys ressaltou seu compromisso com a luta antirracista.

“Lula não deveria se candidatar em 2026. Já deu”, afirmou Jean Wyllys.

Simone Tebet, filiada ao MDB, foi candidata à Presidência em 2022 como uma opção centrista, a chamada “terceira via”, tentando romper a polarização entre Lula e o então presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela terminou o primeiro turno na terceira posição, com 4,16% dos votos válidos, e apoiou Lula no segundo turno. Com a vitória de Lula, Tebet foi nomeada ministra do Planejamento.

Wyllys destacou que a vaidade de Lula poderia dificultar o PT a abrir mão de lançar um candidato próprio em 2026. “Lula não gosta de outras lideranças perto dele”, observou.

“Novas lideranças [no PT] não brotaram porque o PT fica no lulismo, e a gente precisa entender que o Lula não é eterno”, disse Wyllys, acrescentando que essa estratégia para 2026 ajudaria a “deixar o país mais coeso” sem excluir os petistas do governo.

Veja também

Manutenção do acordo de delação de Mauro Cid vai depender do depoimento de hoje

Investigadores que estão na linha de frente da operação desta terça-feira (19) informaram ao blog de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!