A ex-secretária estadual de Política para Mulheres (SPM) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, a ‘Lucinha do MST’, foi eleita para comandar a pasta nacional de Movimentos Populares do PT. Em São Paulo, ao lado do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), Lucinha foi eleita na sexta-feira (17) após debates internos da nova executiva do partido. A baiana de Eunápolis assume o cargo após concorrer à presidência da sigla no estado pela corrente Esquerda Popular Socialista (EPS).
“É mais um desafio. Vamos organizar os movimentos para fazermos frente a esse governo desastroso de Bolsonaro. Precisamos garantir que as políticas criadas pelos governos petistas sejam retomadas. A missão é defender os movimentos sociais, populares e dar voz às minorias. Não podemos abaixar a cabeça para o ultraconservadorismo. Não podemos aceitar que membros do governo copie discurso nazista e tente naturalizar isso. É um desrespeito ao povo brasileiro”, frisa Lucinha – citando o caso do secretário da Cultura do governo Bolsonaro, Roberto Alvim, que foi demitido nesta sexta.
Para o deputado federal Valmir Assunção, a eleição de Lucinha representa muito para a Bahia e para os movimentos sociais em todo o país. Ele aponta que a ex-secretária tem todas as condições de desenvolver um trabalho para ajudar o PT nacional a seguir como protagonista da oposição no Brasil. “Queremos abrir caminho para a candidatura do presidente Lula em 2020 e vamos lutar para que os movimentos sigam, cada vez mais, participando das decisões do partido. Temos a missão de recolocar o PT no poder e será com Lula, sem dúvida alguma”, completa.