Cerca de 11% dos 1.125 candidatos baianos nas eleições declararam patrimônio superior a R$ 1 milhão à Justiça Eleitoral.
Levantamento feito com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que 126 milionários estão na disputa deste ano aos cargos de governador, senado, deputado estadual e federal.
Deste total, a maioria busca uma vaga na Assembleia Legislativa, com 64 postulantes na faixa dos milhões em bens registrados – equivalente a 50% do universo de milionários na eleição. Depois estão os candidatos a deputado federal, com 54 casos – 43,2% do total. Três disputam o governo do estado e outros quatro, o Senado. Dentre os candidatos a vice-governador, somente João Leão (PP) integra o grupo, com patrimônio de R$ 2 milhões, declarou ele
Princípios
Entre os partidos, quem tem mais representantes neste grupo é o PSD, com 15 candidatos. Logo depois aparece o PP, com 14 integrantes. Na lista há representantes de 20 partidos, entre os tradicionais e os nanicos.
Reeleição
Dos 126 milionários baianos que disputam a eleição este ano, 49 são candidatos à reeleição – correspondente a 38,8% do total.
A proporção é maior entre os postulantes à Assembleia Legislativa. Dos 64 milionários que concorrem ao legislativo estadual, 29 buscam a reeleição (45,3%).
Entre aqueles que disputam a Câmara dos Deputados, 35% dos 54 postulantes tentam manter uma cadeira no Congresso – são 19 casos, segundo dados do TSE.
Por Luan Santos