A partir deste mês, mais de 6 milhões de pessoas que vivem nas áreas mais vulneráveis do Brasil poderão contar com reforço profissional do Programa Mais Médicos. O Ministério da Saúde publicou o resultado final da 1ª fase dos médicos selecionados neste 18º ciclo.
Os 1.975 profissionais foram selecionados para atuar na Atenção Primária das unidades de saúde de mais de mil municípios, localizados nos 26 estados, além de 10 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Esses profissionais devem se apresentar entre os dias 24 e 28 de junho.
A Bahia receberá 242 deles, incluindo cidades do sul da Bahia como Firmino Alves, Iguai, Itacaré, Itajuípe, Floresta Azul (2), Ilhéus (4), Itapé (3), Jussari (2) e Una (2). Os municípios contemplados neste edital são de áreas que dependem do atendimento do SUS.
Foram oferecidas aos médicos 2.149 vagas, conforme indicação dos gestores locais sobre a quantidade necessária de profissionais para atendimento em suas unidades de saúde. Esta primeira fase do 18º ciclo do programa priorizou a participação de profissionais formados e habilitados no Brasil