A Bahia vai receber 376.600 doses da vacina CoronaVac no final da tarde desta segunda-feira (18), segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Em duas aplicações, as doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde vão vacinar 188.300 pessoas da fase 1 de grupos prioritários.
Essas pessoas correspondem a 10,46% do total do grupo 1, que é de 1,8 milhão de pessoas no total. Das mais de 376 mil doses, cerca de 45 mil ficarão em Salvador. O restante, será distribuído para as outras 416 cidades da Bahia.
Em resumo:
- A Bahia receberá, nesta segunda, 376.600 doses de CoronaVac;
- Essas doses imunizarão, em duas aplicações 10,46% (188.300) da fase 1 de grupos prioritários no estado;
- Salvador receberá cerca de 45 mil doses (cerca de 11%).
Em rede social, o secretário de Saúde da Bahia informou que a vacinação começará na terça-feira (19). O plano inicial previa que todos os trabalhadores da área da Saúde e toda a população idosa com 75 anos ou mais fosse vacinado com prioridade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/e/Q/FeBSrUTri1Uh2Hnc5uLQ/whatsapp-image-2021-01-18-at-11.27.38.jpeg?resize=647%2C674&ssl=1)
Além disso, idosos com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, asilos ou instituições psiquiátricas, além da população indígena, aldeados e povos de comunidades ribeirinhas também deveriam ser imunizados na primeira fase.
Por isso, o secretário Fábio Vilas-Boas disse que haverá uma distribuição dentro da 1ª fase de imunização. Como as doses que serão recebidas não é suficiente para o grupo todo, ela será divida.
“Serão vacinados não todos os profissionais de saúde, mas apenas aqueles que estão diretamente ligados ao atendimento do Covid. Eles serão vacinados dentro dos hospitais. E aqueles idosos que estão mais vulneráveis, que são os que vivem nos asilos, nos abrigos, nas instituições de longa permanência”, disse o secretário em entrevista à TV Bahia.
Na última semana, o prefeito Bruno Reis anunciou que a vacinação na capital baiana começaria na quarta-feira (20). O G1 entrou em contato com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, para saber se a imunização também será adiantada na capital, mas ainda não obteve resposta.
As doses chegarão pelo aeroporto de Salvador e serão distribuídas para as outras cidades baianas às 22h. Sete aeronaves, entre elas dois helicópteros serão usados. As vacinas serão levadas, com escolta, para as cidades de:
- Barreiras;
- Guanambi;
- Ilhéus;
- Irecê;
- Vitória da Conquista;
- Paulo Afonso
- Petrolina (PE) para Juazeiro (BA);
- Lençóis para Seabra;
- Eunápolis.
O plano de vacinação da Bahia e de Salvador, que define os grupos prioritários de vacinação, segue os moldes do Ministério da Saúde. Confira:
Grupos prioritários da vacinação
1ª fase
- Trabalhadores da Saúde;
- População idosa com 75 anos ou mais;
- Pessoas com 60 anos ou mais, que vivem em instituições de longa permanência, asilos ou instituições psiquiátricas;
- Indígenas, aldeados, povos de comunidades ribeirinhas.
2ª fase
Pessoas de 60 a 74 anos.
3ª fase
- Pessoas com comorbidades crônicas;
- Tranplantados;
- Obesos.
4ª fase
- Trabalhadores da educação;
- Pessoas com deficiência severa;
- Membros das forças armadas;
- Membros das forças de salvamento;
- Funcionários do sistema carcerário;
- População em privação de liberdade;
- Trabalhadores do transporte coletivo;
- Trabalhadores rodoviários de carga.