Negociações travadas silenciosamente têm potencial de acordo com a coluna Satélite, do jornal Correio da Bahia, para implodir as intenções do governo do estado de implantar uma fábrica de carros elétricos da companhia chinesa BYD onde funcionava o complexo da Ford, localizado em Camaçari, região metropolitana de Salvador.
Nas últimas semanas, emissários do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), deflagraram uma ofensiva para tentar convencer a BYD a desistir da Bahia e construir a unidade em Campo Largo, no interior paranaense. Para seduzir a gigante asiática, Ratinho Júnior ofereceu um pacote que inclui o espaço da Stellantis voltado a produção de motores para montadoras do grupo automotivo, como Fiat e Jeep, desativado desde novembro de 2022.
A investida sobre a BYD ocorre conforme publicação em meio ao impasse com a cúpula da Ford, que se recusa a ceder para o governo as instalações físicas do complexo e o porto privado sem contrapartida financeira. Caso as tratativas se arrastem, o Paraná pode pulverizar a iniciativa idealizada na reta final da gestão de Rui Costa (PT). Para completar, os paranaenses possuem hoje o segundo maior polo da indústria automotiva no Brasil e abrigam marcas como Volkswagen, Renault, Audi, Volvo e New Holland.
PIB do Paraná
No acumulado dos últimos quatro trimestre, o Paraná registra crescimento de 0,92% no PIB. No 3º trimestre, o valor do PIB paranaense atingiu R$ 152,4 bilhões, alcançando R$ 487,3 bilhões no acumulado de 2022 e R$ 626,2 bilhões no acumulado dos últimos quatro trimestres.