Leite e frutas estão entre os principais alimentos do cardápio nutricional dos baianos, além de serem produtos de alta comercialização por parte dos produtores, daí a necessidade de um convênio de cooperação técnica e financeira para socorrer o setor.
Conforme o jornal A Tarde, o setor foi duramente atingido pela pandemia, não só na produção, mas também na logística de distribuição e vendas, a pecuária leiteira e a fruticultura não ficarão desamparadas, depois de o Senar Bahia e o Sebrae firmarem o importante acordo.
O projeto nomeado Retomada da Economia na Pecuária Leiteira e Fruticultura começa este mês e já tem todas as suas etapas programadas até o mês de julho de 2022, considerando as dificuldades da sociedade brasileira no enfrentamento da pandemia.
O presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, ressaltou a importância dessa nova parceria com o Sebrae para os negócios agrícolas.
– Vamos levar para o campo um pacote de ações com assistência técnica e gerencial; consultoria nas cadeias produtivas e também com especialistas em assessoria econômica, para ajudar produtores em questões financeiras – explicou Humberto Miranda.
Sustentabilidade
O objetivo, afirmam os idealizadores do projeto, é contribuir para a sustentabilidade dos empreendimentos rurais mais atingidos pelas dificuldades geradas pela pandemia, em 2020.
Está previsto colocar em prática uma série integrada de ações de fomento à inovação, difusão de tecnologias e análise financeira da atividade mediante as alterações do mercado.