sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / DESTAQUE / Bahia é destaque no II Fórum Brasil de Gestão Ambiental em São Paulo
sexta-feira 28 de junho de 2019 às 15:14h

Bahia é destaque no II Fórum Brasil de Gestão Ambiental em São Paulo

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Os municípios baianos de Correntina e Lauro de Freitas receberam na noite desta última quinta-feira (27) o Prêmio Destaque em Gestão Ambiental Municipal durante o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA), realizado na cidade de Campinas, em São Paulo. O prêmio foi entregue pelo secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira.

O FBGA começou na quarta-feira (26) e segue até hoje (28), reunindo mais de milhares de visitantes em diversas atividades paralelas entre seminários, palestras, oficinas e workshops, além dos estandes com expositores. O evento é realizado pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e tem como objetivo integrar, estimular e articular as diversas iniciativas que visam à sustentabilidade e o fortalecimento da gestão ambiental pública e privada no país.

As duas cidades baianas estão entre as 100 gestões municipais que atendem alguns critérios estabelecidos, como a existência de um Conselho de Meio Ambiente, Cadastro Ambiental Rural, Plano Municipal de Saneamento e de Resíduos Sólidos, arborização urbana e licenciamento ambiental. “Essa premiação é um marco para Lauro de Freitas, uma vez que reflete os esforços da Prefeitura em discutir e desenvolver políticas públicas voltadas para o meio ambiente através do diálogo constante com sociedade civil”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos de Lauro de Freiras, Alexandre Marques.

“O Governo do Estado teve um grande papel para o reconhecimento nacional dessas cidades. E vamos continuar trabalhando no sentido de fomentar a implementação de políticas públicas ambientais nos 417 municípios baianos”, ressaltou o secretário João Carlos. O município de Correntina, por exemplo, fez parte do Programa Cerrado no Oeste baiano, executado pela Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O projeto garantiu o investimento de 4,4 milhões de dólares para o fortalecimento da gestão ambiental na região.

Só em Correntina foram cadastradas 4.440 pequenas propriedades rurais. As ações estratégicas contemplaram também a instalação de viveiros para produção de mudas de espécies nativas, distribuição de kits de maquinários e ferramentas para implantação de sistemas agroflorestais e aquisição de uma Estação Climatológica. Foi realizado ainda o isolamento de 136 quilômetros em áreas de preservação permanente (APP). Na área de controle, fiscalização e preservação ambiental para a região, vale destacar o sistema de monitoramento contínuo e automático da cobertura vegetal e uso da terra no estado da Bahia, o Curupira.

O diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, acompanhou a entrega dos certificados de destaque aos gestores baianos.

Ainda dentro da programação, o secretário João Carlos, representando a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA) participou da eleição da nova diretoria da ANAMMA, dando boas vindas ao presidente eleito Marcelo Queiroz e parabenizando o trabalho realizado no último biênio por Rogério Menezes. João Carlos foi o primeiro secretário estadual a participar de uma reunião da ANAMMA.

Hoje (28), último dia do evento, o secretário compôs a mesa para a assinatura do contrato entre a ANAMMA, a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e a União Européia (Euroclima), visando à continuidade da gestão do Marcelo Queiroz e o fortalecimento municipal no que tange à elaboração dos planos municipais da Mata Atlântica e demais temas como serviços ecossistêmicos e mudança climáticas.

Veja também

Corte de geração de energia pode escalar para nova crise no setor

Os cortes de geração de energia por questões operativas do Sistema Interligado Nacional (SIN) ameaçam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!