quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Turbinas fornecidas pela Siemens Gamesa, são verdadeiras gigantes em termos de potência e tamanho / Imagem Siemens
Home / DESTAQUE / Bahia alcança 35% de toda a geração de energia eólica do país, com 356 usinas
quarta-feira 22 de janeiro de 2025 às 11:53h

Bahia alcança 35% de toda a geração de energia eólica do país, com 356 usinas

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Bahia segue na liderança nacional e alcançou 35% de toda a geração de energia eólica no país. Segundo os dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) – CCEE, já estão em operação 356 usinas no estado, com 10,6 GW de potência outorgada e investimento estimado em R$ 59 bilhões, capazes de gerar 105 mil empregos.

A energia eólica produzida na Bahia tem capacidade para suprir 24,7 milhões de residência, ou 70 milhões de habitantes. Somente este ano, 45 usinas entraram em operação no estado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida, a Bahia possui 95% de sua matriz elétrica centralizada baseada em fontes renováveis, com destaque para a fonte eólica com 52%. “Estamos na vanguarda e a Bahia vive uma gigantesca janela de oportunidades neste segmento e um potencial de 170 GW de capacidade instalável de parques híbridos. Seguiremos reafirmando nosso compromisso em atrair mais investimentos que impactam especialmente o semiárido baiano”, disse.

Outras 26 usinas estão em construção e vão adicionar uma potência de 1,2 GW, após investimento estimado de mais R$ 6,4 bilhões. Mais 13 mil empregos deverão ser gerados pelo setor em diversas regiões do estado. A expectativa é que estes números deem mais um salto nos próximos anos, já que estão previstas outras 216 usinas, cujas construções ainda não foram iniciadas.

Além da Bahia, os principais estados produtores de energia eólica no Brasil são o Rio Grande do Norte (28%), Piauí (15%), Ceará (6%) e o Rio Grande do Sul (5%).

Veja também

Desabamento da ponte entre Maranhão e Tocantins afeta economia na região

Após um mês do colapso do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, entre as cidades de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!