Deputado federal em seu segundo mandato, reeleito com quase 150 mil votos. Bacelar ocupa a presidência do Podemos na Bahia.
Foi subsecretário de Administração da Prefeitura de Salvador por três anos. No período de 1985 a 1987, foi presidente do Mobral/Fundação Educar e Assessor Especial do Senado, de 1987 a 1992.
Dez anos depois, sua trajetória ganhou impulso com sua eleição para a Câmara Municipal de Salvador. Ocupou quatro mandatos de vereador na capital baiana e chegou à Presidência da Casa, em 1995.
Presidiu o Instituto de Previdência Social de Salvador (IPS) por dois anos (2001-2003), período em que lutou pela ampliação da assistência ao idoso, através de grupos de convivência, com implantação de programas sociais e culturais. Conforme apuramos, trabalhou para modernizar a rede de assistência médica e odontológica para beneficiar servidores aposentados e pensionistas.
Destaque na Assembleia Legislativa da Bahia
Nas eleições de 2006 foi eleito deputado estadual com os votos das comunidades de bairros periféricos onde disse que sempre atuou. Já no primeiro ano como deputado, passou a ser presidente estadual do seu partido, antigo PTN.
Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), foi vice-líder da Bancada de Oposição, cargo que ocupou até 2009, e titular das Comissões de Educação; Segurança Pública e Direitos Humanos; e da Promoção da Igualdade. Teve a honra de ser eleito pela imprensa baiana como Destaque Parlamentar do ano de 2009.
Secretaria de Educação
Em 2010, renovou o mandato de deputado estadual e se licenciou para assumir a Secretaria de Educação de Salvador, cargo que ocupou até 2013. Seu lema sempre foi Educação em Primeiro Lugar e, na secretaria, sua gestão foi reconhecida pela competência e inovação, priorizando a qualidade do ensino na rede municipal e a valorização dos professores, que conquistaram os melhores salários da história da categoria.
Congresso Nacional
Em 2014, retomou o mandato na Assembleia Legislativa da Bahia e resolveu traçar uma caminhada maior. Como deputado federal pelo Podemos, foi eleito com mais de 95 mil votos e chegou à Brasília. Na Câmara dos Deputados, têm trabalhado pela implantação de um ensino público de qualidade.
Na imprensa, sempre afirma que sabe que a responsabilidade aumenta a cada pleito, mas diz que isso só lhe dá ainda mais motivação. Nas últimas eleições, foi avalizado por 149.274 mil eleitores de Salvador e todo estado, sendo o 3º deputado federal mais bem votado do estado.
Bacelar acredita que tudo isso é resultado de um trabalho sério, dedicado às comunidades e aos temas que defende, ao longo dos anos.
Eleições 2020
Perguntado sobre ser candidato na disputa pela Prefeitura de Salvador, afirmou à imprensa que sim, já seria um pré-candidatos e promete ir. “Sem dúvida, como sempre fiz”, disse.
O também deputado federal e mais votado da última eleição em 2018 com 323.264 votos, Pastor Isidório (Avante) disse que conversará com os demais pré-candidatos, mas ‘torce’ para formar uma chapa com Bacelar (Podemos) que foi o terceiro mais bem votado na Bahia. O parlamentar afirmou que buscará uma composição caso a sigla não tenha candidato próprio.
Segundo informações dos bastidores, outros três partidos também já cogitam conversar com o líder do Podemos na Bahia e buscar compor uma chapa com Bacelar no pleito do próximo ano.