sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Vídeo
Home / NOTÍCIAS / Ayrton Senna pilotou caça da FAB e rompeu a barreira do som; veja vídeo raro
quarta-feira 1 de maio de 2024 às 10:15h

Ayrton Senna pilotou caça da FAB e rompeu a barreira do som; veja vídeo raro

NOTÍCIAS


“Eu nunca passei por uma reta tão rápido. Agora eu sei o que é velocidade.”, disse Senna ao pilotar pela primeira vez o Mirage III

O tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, fez história não só nas pistas de automobilismo mas também ao romper os céus em uma experiência única e marcante. Em 1989, nas instalações da Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, Senna realizou seu primeiro voo em uma aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). O momento é relembrado nesta quarta-feira (1º), dia em que a morte do ídolo do brasileiro completa 30 anos.

A bordo de um F-5B, o lendário piloto concretizou o desejo de quebrar a barreira do som e de viver algo que as pistas de corrida não poderiam proporcionar. Com as instruções e manobras definidas, Senna, na posição de copiloto, deixou a pista de voo. Nos ares, aos 36 mil pés (quase 11 km) do solo, o Mirage III atingiu a velocidade de Mach 1.4, que corresponde a 1.728 km/h.

Assista:

“Eu nunca passei por uma reta tão rápido. Agora eu sei o que é velocidade.”, disse Senna ao pilotar pela primeira vez o Mirage III.

O voo foi comandado pelo então Tenente-Coronel Alberto de Paiva Côrtes. Ele conta que o automobilista se mostrou empolgado a todo tempo e queria experimentar a velocidade de uma nova forma.

“Nós queríamos demonstrar a capacidade do Mirage Ill, realizar algumas manobras e romper a barreira do som; Senna queria, acima de tudo, sentir a velocidade da aeronave supersônica, porque ele queria sentir a diferença entre pilotar um caça e pilotar um carro de Fórmula 1″, contou o agora Coronel da reserva à FAB.

Vale lembrar que o piloto da McLaren já dirigia os aviões de sua família e tinha estado a bordo do F-5 do 1º Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA), em 1985. Porém, foi nas instalações da Base Aérea de Santa Cruz que chegou ao ápice da experiência de estar à frente de um avião de caça.

Mirage de Ayrton Senna em exposição

O site oficial da Força Aérea Brasileira informa que o Mirage III de matrícula FAB 4904, está exposto para visitação no Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

Na fuselagem do supersônico, estão eternizados os nomes dos tripulantes e a data daquele voo, 29 de março de 1989.

Veja também

Sudene aprova liberação de recursos do FDNE para parques eólicos no Nordeste

A Sudene autorizou o pagamento de novas parcelas de financiamento, através do Fundo de Desenvolvimento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!