Um avião cedido pela Presidência da República decolou nesta quarta-feira (18) de Roma, na Itália, para levar ajuda humanitária às famílias de civis que tentam escapar da Faixa de Gaza – território no Oriente Médio que, há duas semanas, é palco de um confronto entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Segundo a Força Aérea Brasileira, a aeronave leva 40 purificadores de água portáteis e dois kits de medicamentos e insumos doados pelo governo federal.
O avião VC-2, modelo Embraer 190, deve pousar ainda nesta quarta no Aeroporto Internacional de Al-Arish, no Egito – terminal mais próximo da fronteira com Gaza, e que está reservado para ações humanitárias.
De lá, o carregamento terá que seguir por terra até o posto de Rafah, na fronteira Egito-Gaza – por onde há expectativa também de retirada de civis da região de guerra, se as negociações avançarem.
Após deixar o carregamento em Al-Arish, a aeronave e a tripulação brasileira devem decolar para o Cairo, capital do Egito, onde aguardarão a liberação para buscar os cerca de 30 brasileiros na Faixa de Gaza que manifestaram desejo de voltar ao Brasil.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os hospitais de Gaza estão enfrentando escassez de medicamentos e há interrupção no fornecimento de água e eletricidade para a população. Nesta terça, um hospital foi bombardeado no norte da região – o ataque deixou centenas de mortos.
Estima-se que as doações atendam 3 mil pessoas ao longo do mês. Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, os 40 purificadores tem a capacidade de tratar mais de 220 mil litros de água por dia e cada kit de medicamentos possui 48 itens, somando 267 quilos de materiais.
A operação é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, e conta com o apoio do Ministério da Saúde.