Destroços de um avião militar dos Estados Unidos que caiu durante a Segunda Guerra Mundial podem ter sido encontrados no Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil. A aeronave se acidentou no litoral potiguar há 80 anos. Seus restos foram localizados no fundo do mar, na Praia de Maracajaú, segundo um pesquisador.
Hidroavião bimotor Catalina
As informações sobre a descoberta foram fornecidas por Fred Nicolau, curador do Centro Cultural Trampolim da Vitória, memorial que reúne fatos históricos sobre a presença dos EUA no Rio Grande do Norte durante a Segunda Guerra.
Segundo ele, os destroços foram avistados por um mergulhador profissional que estava dando um curso na região.
Ao ver as imagens dos destroços, Nicolau identificou a aeronave como sendo um hidroavião bimotor Catalina, do Esquadrão 83 da Marinha dos EUA. O avião caiu no mar em 13 de junho de 1942 após sair de Belém em direção a uma base dos EUA instalada em Parnamirim, na Grande Natal. Segundo um relatório, o acidente aconteceu no início da noite em um dia de chuva. Dez marinheiros estavam a bordo da aeronave, sete morreram e três sobreviveram.
Segundo Nicolau, os destroços do avião vão ser deixados no fundo do mar. As coordenadas do ponto onde o avião caiu foram informadas à Marinha do Brasil e às autoridades dos EUA. Ainda não há uma confirmação oficial sobre a descoberta.