Um monólito misterioso encontrado em uma remota cordilheira perto de Las Vegas foi removido pelas autoridades. O objeto, de 1,80 metro, ainda levanta questões sobre como chegou ao local e quem é o responsável.
A polícia de Las Vegas anunciou na sexta-feira (21) via postagens no X a remoção do prisma brilhante, destacando que o mistério sobre sua origem permanece. A descoberta, feita no fim de semana anterior, e a rápida remoção do monólito foram motivadas por preocupações ambientais e de segurança pública, evocando lembranças de um fenômeno semelhante que ocorreu durante a pandemia. Na época, monólitos brilhantes, semelhantes ao que aparece no filme “2001: Uma Odisseia no Espaço” de Stanley Kubrick, começaram a surgir em diversas partes do mundo.
A equipe de busca e resgate da polícia de Las Vegas encontrou o objeto perto de Gass Peak, no vasto Desert National Wildlife Refuge, habitat de ovelhas selvagens e tartarugas do deserto. Esta descoberta faz parte de uma série de colunas misteriosas que apareceram desde 2020. Em novembro daquele ano, um monólito de metal semelhante foi encontrado no deserto de Utah. Posteriormente, surgiram avistamentos na Romênia, na Califórnia, no Novo México e até na famosa Fremont Street, em Las Vegas. Todos desapareceram rapidamente, aumentando o mistério.
Monólito fotografado na Romênia – Foto: Jurnal FM/YouTube/Reprodução
Preocupações semelhantes levaram à remoção do monólito em Las Vegas, que foi instalado ilegalmente em terras federais destinadas à proteção da vida selvagem. O Desert National Wildlife Refuge, administrado pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, é o maior refúgio de vida selvagem fora do Alasca. Christa Weise, gerente interina do refúgio, confirmou a remoção, mas não pôde comentar sobre uma possível investigação criminal.
A polícia de Las Vegas desencoraja qualquer pessoa de aventurar-se fora das trilhas marcadas ou deixar objetos para trás, destacando que isso representa perigo tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente. Em Utah, a remoção do monólito também deixou um buraco na rocha vermelha, e o Bureau of Land Management continua investigando o caso.