As Forças Armadas dos Estados Unidos e a Administração Federal de Aviação (FAA) estão revisando um sobrevoo realizado durante um jogo da NFL no mês passado para determinar se os helicópteros militares voaram muito baixo sobre os civis, violando os regulamentos da aviação.
Um inquérito militar está em andamento pela 101ª Divisão Aerotransportada para determinar se os membros da brigada de aviação de combate voaram muito baixo sobre o Nissan Stadium, de Nashville, durante um jogo entre o Tennessee Titans e o New Orleans Saints, com estádio lotado. Aeronaves quase colidem com cabo de aço.
Assista ao vídeo:
“A 101ª Divisão está conduzindo uma investigação sobre o voo ocorrido em 14 de novembro”, disse a tenente-coronel Kari McEwen, porta-voz da divisão de elite.
A FAA também confirmou que está investigando, mas não quis comentar mais. “A FAA está investigando este incidente. Não comentamos as investigações pendentes”, disse um porta-voz à CNN.
Quatro helicópteros da divisão voaram baixíssimo sobre o estádio no início do evento. O vídeo parece mostrá-los voando tão baixo quanto o topo do convés superior da arquibancada.
O inquérito militar foi ordenado pelo general comandante da divisão, major-general Joseph McGee, e deve ser concluído rapidamente, disseram dois oficiais militares. Se forem encontradas violações das regras de voo, McGee terá que decidir sobre outras ações.
Os sobrevoos militares em eventos esportivos são muito comuns e usados para construir relações com a comunidade, de acordo com vários funcionários da defesa. Mas, no espaço aéreo comercial dos EUA, os militares são obrigados a obedecer às regras da FAA e demonstrar que estão voando com segurança, sem arriscar civis.
Uma questão chave para a investigação será se a unidade violou os protocolos de segurança. De acordo com as regras da FAA, os helicópteros têm mais flexibilidade em seus voos do que as aeronaves de asa fixa porque podem manobrar rapidamente, mas ainda assim devem garantir a segurança dos civis em terra.
De acordo com os regulamentos da FAA, aeronaves em áreas congestionadas devem operar pelo menos mil pés acima do obstáculo mais alto com um raio horizontal de dois mil pés.
Helicópteros, de acordo com a FAA, podem operar com menos do que esses mínimos, desde que as tripulações cumpram qualquer rota ou altitudes ordenadas pela FAA.